Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Fuji Finepix Z900EXR - Sensor com tripla camada

Fuji Finepix Z900EXR - Sensor com tripla camada

13 anos atrás

A Fuji está colocando no mercado uma nova câmera compacta com características bem interessantes. A nova Finepix Z900EXR chega ao consumidor com corpo compacto, 16 megapixels de resolução máxima, visor LCD de 3 polegadas sensível ao toque e lente com distância focal equivalente a uma 28-140mm. Fora isso, também tenho que destacar que a câmera vem com novo estabilizador de imagem na lente e capacidade de gravar vídeos em alta definição em 1080 pixels. Até aqui tudo bem, nada de mais. O importante é encontrado no sensor da câmera. A Fuji uniu a tecnologia dos Super CCDs EXR com os sensores CMOS retroiluminados. Dessa união surgiu o sensor CMOS EXR.

Mas, qual a vantagem disso? Os sensores CMOS retroiluminados (BSI) são a nova vedete do mundo das câmeras compactas. Planejados para garantir a melhor captação de imagem e gerar pouco ruído, os sensores retroiluminados possuem uma inversão de engenharia onde os captores de luz ficam a frente dos circuitos. Com isso se espera ter um CMOS com o mesmo rendimento de um sensor CCD com a vantagem de consumir uma quantidade menor de energia. Já a tecnologia EXR desenvolvida pela Fuji melhora a captação de luz e cria a possibilidade do sensor trabalhar de maneiras diferentes dependendo da situação a ser fotografada.

Por isso a empresa afirma que esse sensor tem uma tripla camada, onde está se referindo às três maneiras que ele pode agir na hora de fotografar. A primeira é o modo de High Resolution onde a câmera utiliza os 16 megapixels do sensor para produzir uma imagem de grande tamanho. Indicado para impressões acima do tamanho normal. O segundo modo é o de Signal to Noise onde a câmera se utiliza das vantagens do sensor retroiluminado e da tecnologia de fusão de pixels, onde cada pixels se une ao pixels vizinho para criar um pixel maior e melhorar a captação de luz. A resolução da imagem cai para “apenas” 8 megapixels, mas melhora em muito a captação de luz em situações de pouca luminosidade. Também existe a diminuição do ruído da imagem. O terceiro modo é o Dynamic Range onde a câmera executa duas imagens com aberturas diferentes e  cria uma terceira com essas informações.  Essa funcionalidade é indicada para cenas com muito contraste.

A nova Fuji Z900EXR estará disponível em maio e tem um preço sugerido de US$ 279,00.

Fonte: Dpreview

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários