Meio Bit » Arquivo » Indústria » Não é só o Microsoft Vista que atrasa. O MacOS também.

Não é só o Microsoft Vista que atrasa. O MacOS também.

17 anos e meio atrás

Ontem foi apresentado pela primeira vez o novo sistema operacional da Apple, o MacOS 10.5, codinome Leopard. Algo que foi dito pelo Steve Jobs rapidamente foi a data aproximada de lançamento: primavera de 2007. Talvez poucos tenham percebido, mas esta data foi diferente da anuncianda anteriormente, que era outono de 2006. Isto mostra que não é só a Microsoft que atrasa a entrega de seus produtos, que é algo perfeitamente normal na indústria.

Outro fato que eu reparei na apresentação foi uma ênfase enorme para features que atraem o público mais jovem, como por exemplo as melhorias no iChat (emoticons animados, fundos virtuais etc), melhorias no Photobooth etc. Ora, para os usuários sérios, sem dúvida as duas features mais importantes apresentadas ontem foram o suporte a 64-bits nativo e um Spotlight bastante melhorado, quase um QuickSilver. O tal sistema de backup "Time Machine" também é muito bem-vindo. Mas é interessante ver onde a Apple quer chegar: no usuário comum, que não compraria um sistema que tenha os tais emoticons animados, como no Windows Live Messenger. O usuário mais técnico vai comprar o novo MacOS do mesmo jeito, então não é necessário fazer um show para covencer este tipo de usuário a fazer o update.

Um último comentário do Steve Jobs foi que há algumas features "top secret" que ele não revelaria neste evento. Claro que isto é com a intenção de esperar a Microsoft terminar o código do Vista e não copiar a idéia do MacOS.

relacionados


Comentários