Meio Bit » Arquivo » Internet » My Opera Mail: Webmail simples, rápido e "aconchegante"

My Opera Mail: Webmail simples, rápido e "aconchegante"

Opera lança My Opera Mail, novo serviço de webmail com foco em velocidade e simplicidade.

13 anos atrás

Ontem fiquei sabendo, por meio dos nossos amigos do Tecnoblog, do lançamento do My Opera Mail, o webmail do Opera, o melhor naveg... ah, cansou essa piadinha, né?

Criado com a expertise da FastMail, firma de propriedade da Opera Software que há mais de dez anos trabalha no desenvolvimento de soluções de webmail rápidas e confiáveis, esse lançamento, apesar do nome, visual e tudo mais, não tem ligação com o navegador Opera. É um webmail comum, independente.

A bem da verdade, a única ligação com a Opera Software é o login. Ele reaproveita as credenciais e o nome de usuário do My Opera, o pacote de comunidade/serviços da empresa. Assim, qualquer um que já tenha uma conta no My Opera, ou usa o Opera Link, ou foi pato naquela "revolução" e criou uma conta para ver qual é que era a do Opera Unite, tem, automaticamente, um endereço no My Opera Mail.

"Mais um webmail...", alguém pode lamentar. Sim, é mais um webmail. Segundo o blog do Haavard, funcionário da Opera, o MOM oferece 1 GB de espaço (para começar), acesso via IMAP/SMTP e é totalmente gratuito. Ah, e está em beta, com um botão bem grandão no canto inferior esquerdo informando isso. Mas, sinceramente? Nem parece.

Dei uma olhada no MOM a título de curiosidade e gostei muito do que vi. A interface é enxuta e de muito bom gosto, com ícones trabalhados e muito espaço para as mensagens brilharem. Alguns conceitos herdados do Gmail, como conversas em threads e arquivamento de mensagens, estão lá. E, talvez seja pelo vácuo que é minha caixa de entrada ali, talvez não, mas... como é rápido!

Visão geral do My Opera Mail.

Visão geral do My Opera Mail. (Clique para ampliar)

Há mais de uma dezena de idiomas disponíveis, não o português. Fica bem claro, também, que a imagem do topo, hoje um gramado com o céu azul, deve se tornar personalizável num futuro próximo. Outra coisa a ser melhorada é a criação de opções/configurações, por ora inexistentes.

Tem muito a melhorar, mas o básico, o MOM já faz e muito bem. A interface é deliciosa de usar, rápida, bonita e discreta, com as opções básicas sempre à mão, de forma intuitiva. Passa longe da bagunça que é o Hotmail e faz o Gmail, baluarte da modernidade entre os webmail, parecer um Outlook XP velho e sem graça.

Pena que, dentre outras coisas, o MOM (ainda) não trabalha com contas externas.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários