Meio Bit » Arquivo » Internet » Aprenda, Murdoch: WordPress.com ganha formatação especial no iPad

Aprenda, Murdoch: WordPress.com ganha formatação especial no iPad

Automattic e OnSwipe liberam formatação especial dos blogs hospedados no WordPress.com para o iPad.

13 anos atrás

WordPress.com no iPad: interface otimizada.

WordPress.com no iPad: interface otimizada. (Clique para ampliar)

Ah, os "apps" para iPad que nada mais são que sites com efeitos visuais e conteúdo multimídia. Inúteis. O conteúdo já está na web, a Apple oferece recursos e documentação para formatar páginas especialmente para o iOS, com direito a rotação, efeitos de transição e outras coisas específicas. Nesse cenário, qual a lógica de fechar seu conteúdo para um tablet e privar o resto do mundo de consumi-lo?

O iPad (e os demais tablets, para esse efeito) realmente pede uma abordagem diferenciada. A interação entre usuário e máquina está em outro nível, longe do mouse e do teclado. Mas o que muda é a casca, não o recheio. Embora muito fanboy da Apple pense o contrário, quem tem um iPad não merece conteúdo exclusivo e/ou diferenciado apenas pelo fato de ter um iPad. Ele merece, sim, uma experiência própria. E isso a própria web é capaz de entregar.

É por essas e outras que vejo com descaso e até uma ponta de indignação revistas e periódicos exclusivos para iPad. A única justificativa plausível seria o hype, porque todo o resto, de custo de produção a abrangência, são piores nesse formato.

Contextualizando: Rupert Murdoch lançou o The Daily com um público máximo de ~20 milhões de pessoas ao custo de US$ 500 mil por semana. Na web, poderia diminuir bastante esse valor e alcançar mais de um bilhão de pessoas.

E agora, do dia para a noite, o The Daily e outras publicações ganharam 18 milhões de "concorrentes". Todos os blogs hospedados no WordPress.com passaram a ser iPad-friendly. A Automattic, com a ajuda da OnSwipe, bolou uma interface pra lá de elaborada para os blogs do serviço. Em HTML5, sem invencionice, com rotação e transição bonitinha de páginas, diagramação elegante e personalizável, toda a interface amigável a toques. E tem plugin para WordPress self-hosted. Vídeo direto do Gizmodo BR:

E, naturalmente, quem ainda usa os arcaicos desktops e notebooks continuam tendo acesso ao mesmo conteúdo, como se nada tivesse mudado.

Só muda a casca.

relacionados


Comentários