Meio Bit » Arquivo » Indústria » Google Code para projetos comunitários

Google Code para projetos comunitários

18 anos atrás

O Google colocou mais um serviço no ar para ajudar desenvolvedores de software ao redor do mundo. Depois de organizar por duas vezes seu programa Summer of Code o Google agora disponibiliza uma plataforma para armazenagem e gestão de projetos de software em diretrizes parecidas com as do Sourceforge. Chamado de Google Code - Project Hosting o site pretende hospedar projetos dos próprios funcionários da empresa, que tradicionalmente tem 20% do tempo de trabalho liberados para projetos pessoais e também de desenvolvedores externos que queiram usar o serviço.Mas ao contrário do que digam as notícias que você lerá por aí o objetivo principal do serviço não é rivalizar com o Sourceforge. Segundo o FAQ encontrado no Google Code:

O code.google.com é nosso site para desenvolvedores externos interessados em desenvolvimento relativo ao Google. É onde nós publicaremos código fonte livre e instruções sobre nossas APIs.

E mais adiante o FAQ declara que muitos projetos do Google continuarão a ser liberados e desenvolvidos também no Sourceforge, Tigris, Vaults of Parnassus e CPAN. Além de afirmar que o licenciamento usado será baseado em BSD 2.0 para “encorajar seu uso em todos os tipos de projetos de software”. Mas o uso de licenças Apache, MIT ou GPL não é descartado.

Eventualmente o serviço pode rivalizar com o Sourceforge e outros, principalmente se a conhecida estabilidade dos serviços Google for mantida para o Code (exceção feita ao Orkut) já que um dos grandes problemas do SF.net é a freqüência com que o site fica fora do ar devido à grande carga. Além disso faz-se necessária uma menção à interface do sistema, simples mas bem menos informativa e intuitiva que as concorrentes diretas. Projetos alocados no Google Code podem ter até 100MB e serão geridos pelo sistema Subversion.

Via TechCrunch

relacionados


Comentários