Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Fuji lança FinePix S6500fd de 6MP

Fuji lança FinePix S6500fd de 6MP

18 anos atrás

Gilson Lorenti - autor convidado -


A Fuji anunciou mais um lançamento de câmera digital para fotógrafos avançados. É a Fuji Finepix S6500fd de 6 Megapixel. A câmera chega ao mercado para ser um meio termo entre as Finepix 5200 (de 5 Megapixel) e a S9000 (de 9 Megapíxel), custando em torno de US$500,00 dólares. Entre as novidades desse modelo esta a estréia da tecnologia Face Detection que identifica as faces das pessoas nas fotografias e faz os ajustes de foco, fotometria e velocidade de obturador visando otimizar a nitidez dos rostos das pessoas. Tal tecnologia é possível através de um algoritmo que roda no processador da câmera que reconhece o padrão de olhos e boca dentro da área a ser fotografada e trava os ajustes na área selecionada. As lentes são uma fujinon 28-300 (equivalente no formato 35mm) que fornece abertura máxima de diafragma f 2.8 na posição de grande angular e f 4.0 na posição de meia-tele.Outro fator surpreendente é que a nova FinePix é equipada com o sensor Super
CCD de 6º Geração da Fuji e o processador RealPhoto II o que possibilita que a câmera trabalhe com ISO de 100 a 3200 (um recorde em câmeras compactas) permitindo a realização de fotos em ambientes com pouca iluminação.
A câmera possui um monitor de 2,5 polegadas e é alimentada por 4 pilhas AA e o obturador vai de 30s a 1/4000. A combinação entre velocidade e ISO torna a câmera perfeita para shows e espetáculos, onde o uso do flash não é aconselhado. A câmera tem modo totalmente manual e os modos de praxe (retrato, paisagem, etc) e possui memória interna de 10 mb e aceita cartões de memória XD. Um diferencial importante é a captura em JPEG e RAW. Se não fosse a falta de uma sapata para flash externo esse brinquedinho poderia suprir a maioria das necessidades do uso profissional em fotografia social.
A qualidade do Super CCD da Fuji é algo que não podemos negar. A reprodução das cores e texturas é muito superior em relação às câmeras concorrentes, mas a linha FinePix tem problemas históricos que a Fuji ou não consegue resolver, ou não liga muito. O principal é o ruído das fotos em ISO muito elevado, que nesse novo lançamento vai até 3200. Outro defeito fatal é o deficiente foco noturno. Todos pensavam que esse problema seria resolvido com o lançamento da S9000, mas alguns fotógrafos acham que até piorou. Vamos esperar os testes práticos com esse novo lançamento e ver se a Fuji conseguiu vencer suas limitações.

Fonte: DPreview

relacionados


Comentários