Meio Bit » Arquivo » Internet » Google preparando nova rede social, Circles

Google preparando nova rede social, Circles

Google estaria preparando nova rede social, chamada Circles, com grande preocupação nos círculos de amizade e opções de privacidade.

13 anos atrás

Crescem os rumores de que a Google estaria preparando uma nova rede social. O ReadWriteWeb apostava forte num anúncio dessa nova rede, segundo eles batizada "Circles", durante a SXSW 2011, evento que está rolando em Austin, Texas. A Google respondeu ao rumor dizendo que não, não, lançarão nada no evento, mas por outro lado não desmentiu a existência do Circles... Significa?

Conceito de círculos de amizades terá influência na nova rede social da Google.

Google Circles, nova rede social da Google.

Segundo a fonte do RWW, o Circles é uma rede social... diferenciada. Os usuários poderão enviar fotos, vídeos e mensagens, mas todo esse conteúdo é, a princípio, privado. Cabe a cada um escolher o que e quem pode ver, num sistema de círculos de amizade — mais ou menos como toda rede social moderna faz e, no Diaspora, é um dos principais chamarizes.

Voltando um pouco no tempo, tanto o nome, quanto esse vislumbre do modo de funcionamento do Circles, remetem a um estudo realizado pelo ex-Googler Paul Adams, que resultou no livro The Real Live Social Network. Nesse trabalho, Adams explica como as redes sociais existentes são falhas em não considerar os diversos círculos sociais dos quais participamos e, em consequência, em filtar o conteúdo publicado de acordo com nossos interlocutores.

Essa ideia de contextualização em rede social teve uma tímida aplicação no orkut, com o reforço dos grupos de contatos, recurso que existia há tempos mas, numa recente atualização da rede, ganhou mais destaque, aparecendo no topo do dashboard e ganhando sugestões de grupos automáticas.

Reforço nos grupos de amizades do orkut.

Grupos de amizades no orkut.

A Google há anos vem comendo poeira na área de redes sociais para outras empresas, notadamente o Facebook. Além de não ter um produto competitivo nesse campo — orkut e Buzz falharam miseravelmente, viu vários funcionários, de engenheiros a executivos, debandarem para o principal concorrente (Paul Adams, citado acima, foi um deles).

Há quem diga que lançar uma rede popular seja crucial para o futuro da Google. O Circles, quando e se sair, terá vida difícil. Será que a Google consegue emplacar mais um sucesso, ou o destino dessa nova rede será se juntar a recentes fracassos retumbantes (oi Wave!)?

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários