Rodrigo Ghedin 12 anos atrás
A Automattic lançou, hoje, um novo plugin que tem como missão trazer o melhor do WordPress.com a usuários da versão self-hosted do WordPress. A novidade, lançada sob a forma de um plugin, se chama Jetpack. Sim, é o mesmo nome daquele produto da Mozilla; as duas empresas conversaram antes do lançamento da Automattic e, dessa vez pelo menos, não veremos brigas nos tribunais por conta de homônimos.
Automattic Jetpack.
A tagline do Jetpack é "potencializar seu WordPress self-hosted com o incrível poder da nuvem do WordPress.com". Parece complicado, mas na real, nem é tanto. O Jetpack, como dito, é um plugin. Quem quiser usá-lo precisa baixá-lo e, após a instalação conectar seu blog (self-hosted) a uma conta no WordPress.com. Isso habilitará uma série de recursos que, antes, só estava disponível a usuários do WP.com. No lançamento, são esses:
Todos são gratuitos, mas alguns dos futuros módulos podem vir a ser pagos. Quem já usa algum plugin da própria Automattic para alguma das funções da lista acima, como o de estatísticas, terá uma migração gradual e tranquila, graças à conexão com o WordPress.com.
A Automattic firmou parcerias com algumas hospedagens ao redor do mundo, as quais oferecerá o Jetpack na instalação padrão do tipo "One-Click Installer" desde já. Dentre as parceiras conhecidas, Bluehost, Dreamhost, Go Daddy, HostGator, Media Temple e Network Solutions.
Essa integração entre WordPress self-hosted e WordPress.com é um sonho antigo de Matt Mullenweg, co-fundador e CEO da Automattic. Em associação com o VaultPress, serviço também da Automattic que fornece backup na nuvem de blogs WordPress self-hosted, o novo Jetpack aproxima ainda mais os dois produtos principais, com as principais vantagens de cada um disponíveis para ambos.
O Jetpack já está disponível. Download no site oficial.