Meio Bit » Arquivo » Internet » WordPress e WordPress.com ficam ainda mais parecidos com o novo Jetpack

WordPress e WordPress.com ficam ainda mais parecidos com o novo Jetpack

Automattic lança Jetpack, plugin que traz ao WordPress self-hosted algumas das características mais legais do WordPress.com.

13 anos atrás

A Automattic lançou, hoje, um novo plugin que tem como missão trazer o melhor do WordPress.com a usuários da versão self-hosted do WordPress. A novidade, lançada sob a forma de um plugin, se chama Jetpack. Sim, é o mesmo nome daquele produto da Mozilla; as duas empresas conversaram antes do lançamento da Automattic e, dessa vez pelo menos, não veremos brigas nos tribunais por conta de homônimos.

Automattic Jetpack.

Automattic Jetpack.

A tagline do Jetpack é "potencializar seu WordPress self-hosted com o incrível poder da nuvem do WordPress.com". Parece complicado, mas na real, nem é tanto. O Jetpack, como dito, é um plugin. Quem quiser usá-lo precisa baixá-lo e, após a instalação conectar seu blog (self-hosted) a uma conta no WordPress.com. Isso habilitará uma série de recursos que, antes, só estava disponível a usuários do WP.com. No lançamento, são esses:

  • Estatísticas;
  • Widget do Twitter;
  • Cartões suspensos do Gravatar;
  • Links encurtados com o wp.me;
  • Sharedaddy (links para redes sociais no final do post);
  • Suporte a LaTeX;
  • Corretor ortográfico After the Deadline; e
  • Códigos para a inclusão de conteúdo multimídia nos posts.

Todos são gratuitos, mas alguns dos futuros módulos podem vir a ser pagos. Quem já usa algum plugin da própria Automattic para alguma das funções da lista acima, como o de estatísticas, terá uma migração gradual e tranquila, graças à conexão com o WordPress.com.

A Automattic firmou parcerias com algumas hospedagens ao redor do mundo, as quais oferecerá o Jetpack na instalação padrão do tipo "One-Click Installer" desde já. Dentre as parceiras conhecidas, Bluehost, Dreamhost, Go Daddy, HostGator, Media Temple e Network Solutions.

Essa integração entre WordPress self-hosted e WordPress.com é um sonho antigo de Matt Mullenweg, co-fundador e CEO da Automattic. Em associação com o VaultPress, serviço também da Automattic que fornece backup na nuvem de blogs WordPress self-hosted, o novo Jetpack aproxima ainda mais os dois produtos principais, com as principais vantagens de cada um disponíveis para ambos.

O Jetpack já está disponível. Download no site oficial.

relacionados


Comentários