Meio Bit » Arquivo » Internet » WordPress.com enfrenta pesado ataque DDoS

WordPress.com enfrenta pesado ataque DDoS

WordPress.com enfrenta ataque DDoS de motivação ainda desconhecida.

13 anos atrás

ddosNão se fazem mais ataques DDoS como antigamente. Não estou me referindo à eficácia dessas ações ou a qualquer detalhe técnico, mas sim à escolha dos alvos. Esse tipo de ataque costumava ter na mira sites contra os quais você podia entender "as razões políticas" por trás da ação. Aquele sentimento de "anti-imperialismo nerd" que povoa a internet desde os primórdios podia colocar a o microsoft.com na mira de algo desse tipo, por exemplo. O que mudou de um tempo para cá é que os alvos parecem estar sendo escolhidos completamente a esmo ou, pelo menos, ficou mais complicado decifrar o que tem motivado seus autores a cometê-los. Há pouco tempo derrubaram o sourceforge.net; a bola da vez é o WordPress.com.

O WordPress.com abriga blogs de mais de 30 milhões de editores, é responsável por aproximadamente 10% do conteúdo da web e somente o índice do site soma mais de 300 milhões de visitas únicas por mês. Sendo responsável por tamanho fluxo de informação, é possível que algo veiculado por lá tenha provocado a ira de algum grupo. O difícil, no momento, é saber exatamente o que causou essa ação e quem é que está por trás dela, mas devemos lembrar que parte do mundo anda se convulsionando em rebeliões e que a web tem sido um dos campos de batalha nos levantes ocorridos tanto no Egito quanto na Líbia, por exemplo.

Enquanto não se conhecem as causas do ataque, os representantes da empresa afirmam ser o mais pesado já visto em toda a sua existência. Os datacentes em Chicago, San Antonio e Dallas ficaram praticamente inoperantes e enfrentando dificuldades para contornar a situação. Matt Mullenweg, fundador do WordPress.com, afirma acreditar que os ataques sejam motivados por opiniões veiculadas em blogs de língua não-inglesa, mas que ainda não há evidências suficientes para elucidar o caso.

Segundo pude verificar aqui, alguns serviços ainda enfrentam problemas de desempenho nesse momento.

Status do WordPress.com

Status do WordPress.com. (Clique para ampliar)

Aproveito o ensejo para avisar que o prazo de migração dos blogs do Windows Live Spaces para o WordPress.com está acabando!

Fonte: TechCrunch.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários