Meio Bit » Arquivo » Indústria » Estratégia do Software Genuíno é um bom exemplo de combate a pirataria

Estratégia do Software Genuíno é um bom exemplo de combate a pirataria

18 anos atrás

A estratégia da Microsoft foi anunciada pela empresa há um bom tempo. Combater a pirataria da forma tradicional, mostrou-se parcialmente eficaz. Os usuários preferem usar um sistema operacional sem correções, com falhas de segurança graves como uma versão pirata do Windows que simplesmente migrar para uma outra plataforma como o Mac ou outro sistema operacional como o Linux.

O usuário final ainda pensa que a cópia pirata é idêntica, funciona igual, fornece todos os recursos e paga-se apenas 10 Reais por isso. A Red Hat tem sua versão Enterprise pirateada, vendida livremente por camelôs no Centro do Rio de Janeiro. A indústria está ciente de que o problema da pirataria é profundo, praticamente cultural.O que muda na tentativa da Microsoft é justamente mostrar para o usuário que não é bem assim. É fazer ele sentir falta de todo um leque de serviços e softwares que agregam-se ao seu sistema operacional se ele for original. Por que disponibilizar um programa gratuito para usuários de Windows piratas, tratando o corsário e o cliente como iguais? Por que desperdiçar banda com quem não desembolsou um tostão?

A estratégia parece funcionar. Conheço duas pessoas que são notórias por nunca comprar nada e ter tudo 100% pirata na máquina considerando comprar o Windows por causa dessas "chatices" da MS. Então, a estratégia é trabalhar o desejo do usuário e não tratá-lo como bandido, como as gravadoras fazem pode ser o melhor remédio para reduzir a pirataria. Repare que não estou falando em extinção e sim no convencimento de que ao pagar uma licença de software, há vantagens além da cópia idêntica do CD ou DVD.

No mercado de games, a pirataria só é reduzida quando o jogo possui um forte componente online, onde é necessária uma autenticação para jogar em um servidor central. Ainda assim, os jogos online faturam muito, por um longo tempo, pois funcionam na base da assinatura.
Outros, como o Half-Life, Half-Life 2, possuem um single player fantástico e quando o jogador termina, ele pode continuar jogando por muito tempo, online. A Valve inventou o famigerado Steam, uma porcariaware sem tamanho, porque de outra forma, eles teriam sido assaltados e isso é ruim, pois desenvolver um jogo moderno e com tecnologia nova custa hoje entre 3 e 5 milhões de dólares.

Estímulo ao uso de software genuíno não é algo novo no mercado. Quem joga, sabe disso há anos e realmente funciona. Todo dia leio ou ouço alguém reclamando que não pode baixar o pequeno aplicativo que a Microsoft disponibilizou porque o Windows é pirata. Por favor, cara-pálida! É como roubar sundae e depois reclamar que ele está com pouca calda, sem castanhas e cereja.

relacionados


Comentários