Márcio Fábio Althmann 12 anos atrás
É com o slogan "O poder do Mac OS X, a mágica do iPad" que a Apple lança o preview para desenvolvedores da próxima versão do Mac OS X, o Lion, cujo lançamento deve ocorrer nesse ano. A ideia de mesclar o que já era bom Mac OS X com algumas features do iPad tem tudo para dar certo. Vejamos as principais novidades do Lion:
Agora será possível visualizar as aplicações instaladas da mesma forma que no iOS (iPod touch, iPhone e iPad). Será possível visualizar por "páginas", ou seja, arrastar para os lados e ver mais aplicativos. Também estará presente a opção de agrupamento de aplicativos.
Aplicativos em tela cheia
Se tem algo que atrapalha um pouco quem sai do Windows e vai para o Mac OS X é forma de trabalhar com as janelas, eu ainda fico um pouco perdido, no iPad tudo roda em tela cheia e, agora, o mesmo recurso estará disponível no OS X, com a opção de navegar entre as aplicações abertas facilmente pelo trackpad.
Mission Control
Com o Mission Control será possível visualizar todas as aplicações abertas, visualizar miniaturas das janelas em modo tela cheia e janelas agrupadas por programas,. Para quem trabalha com muitos aplicativos abertos, um dashboard como esse é ótimo para não ficar perdido no meio de tantas janelas.
Versions
Com o Versions, o Lion salva uma cópia de determinado arquivo toda vez que o mesmo é aberto, ou a cada hora de trabalho no arquivo. Com isso temos o histórico completo da evolução do documento e a qualquer momento podemos voltar para determinada versão, restaurar ou até mesmo simplesmente copiar uma parte do conteúdo.
Do lado esquerdo na imagem está o documento atual, e do direito a cascata de versões salvas do arquivo. Detalhe é que isso existe no Windows, são as Shadow Copies, mas quase ninguém sabe que existe, fica escondido. Fica a dica para algo mais amigável no próximo Windows 😀
Que tal reiniciar o Mac sem se preocupar em salvar os trabalhos, fechar os aplicativos? O Mac será reiniciado e quando abrir novamente, tudo volta da forma que estava, aplicativos e documentos abertos, na mesma posição.
Para quem já usou algum iDispositivo, deve concordar sobre a simplicidade e como é intuitivo os movimentos de touch nos aparelhos. Quem já deu zoom em uma foto em qualquer aparelho touch vai repetir o movimento em qualquer outro dispositivo, e agora esses gestos também fazem parte do Mac OS X Lion. Melhor que ler é assistir:
Ótimas novidades para os usuários de Mac, o que já era bom vai ficar melhor, e com o lançamento do próximo Windows cada vez mais perto é legal ver essa evolução no Mac OS X e imaginar como será o próximo capítulo dessa disputa. Será que veremos algumas dessas funcionalidades no Windows "8"? Espero que sim!