Meio Bit » Arquivo » Indústria » Falta concorrência para sistemas operacionais móveis

Falta concorrência para sistemas operacionais móveis

18 anos atrás

Hoje a Microsoft liberou uma atualização para seu aplicativo de sincronização para o Windows Mobile, o Activesync. Esta versão (4.2) não traz novidade alguma, somente correção de bugs, e persiste na escolha da empresa em não permitir sincronizações via Wi-Fi.

Percebe-se claramente uma falta de evolução e melhorias nos sistemas operacionais móveis. Após os problemas financeiros da Palm, cujo único produto que vende atualmente é o Treo, falta alguem de peso para concorrer com a Microsoft. Há anos, quando a Palm era líder e visivelmente tinha um produto superior, a Microsoft correu atrás e com relativa rapidez melhorou o seu Pocket PC para o que é hoje. Entretanto, mesmo os mais modernos PDAs com Windows Mobile ainda rodam um sistema operacional pesado, lento e cheio de bugs, que trava com relativa frequência e tem problemas para sincronizar. E parece que a Microsoft não parece muito entusiasmada em melhorar este produto para algo que seja realmente bom e confiável. Com a falta de adversários de peso, não há porque.

A Palm está há algum tempo desenvolvendo um sistema operacional novo, baseado em Linux, mas ainda não há previsões sólidas para algo usável. Uma empresa que sem dúvida tem cacife para competir é a Apple, que poderia inclusive adquirir a Palm e alavancar o desenvolvimento deste novo sistema operacional. Outra empresa que dispõe de uma excelente plataforma é a Research in Motion, que fabrica o Blackberry, o vício corporativo.

Será que veremos algo surgir ainda em 2006 ?

relacionados


Comentários