Meio Bit » Arquivo » Internet » Nova barra de navegação do Google e Google Search Update

Nova barra de navegação do Google e Google Search Update

Google libera nova barra de serviços e expande elementos de redes sociais nos resultados das pesquisas.

13 anos atrás

Os usuários de conta americana do Google devem ter percebido uma mudança na Barra de Navegação que ao meu ver ficou melhor, mais sutil, digamos assim. O Sign in e as Configurações de conta do lado direito ficaram significativamente melhores. Por exemplo, no buscador você pode ver a barra azul no topo da área de "Web", indicando que você está em uma pesquisa na web. Não são mudanças enormes, mas com certeza deram uma melhorada boa na aparência, inovaram um pouco.

Para quem não estiver aguentando de curiosidade, para a nova barra funcionar, no Google.com, logar e em Search Settings — Interface Language colocar em Inglês. Para funcionar no Gmail, ir em Mail Settings e fazer o mesmo 🙂

Nova Barra de Navegação do Google, somente em inglês por enquanto.

Comparação da nova Barra de Navegação (em teste) com a atual

Nova pesquisa

Além disso, o Google Social Search, serviço criado em 2009, recebeu melhorias nas pesquisas, integrando os resultados de suas pesquisas com o Twitter, YouTube e, agora, Flickr e Quora, com fotos e blogs dos contatos nos resultados quando se está logado. A diferença é que agora tudo isso virá listado, “misturado” à pesquisa, e não na parte inferior da página, como era antigamente.

É uma pena ainda estarem em teste apenas com as contas americanas e, para esse recurso não adianta configurar tipo da conta para o inglês... Não foi citado no entanto, nenhum vínculo com o Facebook, talvez porque o Bing já o fez.

Google Social Search

Teriam essas mudanças alguma relação com os tantos rumores do Google Me? Mesmo com os fracassos do Buzz e Wave, o Google parece não ter desistido de correr atrás dos usuários que continuam migrando para o Facebook. A maior prova disso seriam todas essas mudanças.

Criar um outro Facebook é uma missão e tanto, o orkut faz sucesso apenas no Brasil e na Índia, o restante do mundo o ignora. Mais de 500 milhões de pessoas possuem um perfil na rede criada por Zuckerberg e  é bem improvável que ele facilite a exportação de dados para uma rede social concorrente.

Além disso, há algum tempo o Google vem prometendo não apenas uma rede social, mas sim um agregador para os serviços já ofertados pela empresa e vale repetir e relembrar os fracassados Wave (alguém já conseguiu usar?) e Buzz, ou seja   não tem um histórico de muito sucesso em redes sociais, nos resta apenas aguardar o que está por vir, se é que virá.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários