Meio Bit » Arquivo » Mobile » [App do Dia] Overlook Fing para Android

[App do Dia] Overlook Fing para Android

Analise redes com o Overlook Fing para Android.

13 anos atrás

Overlook FingMesmo que prefira estabelecer IPs fixos para todos os dispositivos na sua rede, em alguns casos é preciso usar DHCP e permitir que os IPs sejam distribuídos livremente. Na minha rede, por exemplo, eu uso um treco que comprei da china pra fazer as vezes de um "NAS" (entre aspas mesmo) e funcionar como um client de torrent e esse negócio parece não se dar bem com IP fixo. Ele fica melhor pegando o endereço pelo DHCP e, pra piorar, vez por outra ele sai pra dar um rolé pela faixa de IPs.

Tirando esse caso muito peculiar, é comum termos redes com um router principal e com WAPs espalhados para melhorar a cobertura do Wi-Fi. Suponhamos que esses WAPs peguem livremente IPs na rede e que você precise saber "quem é quem" caso deseje acessar via HTTP a inferface de configuração de um deles.

Venho, com cada vez mais frequência, utilizando meu smartphone como ferramenta para fazer certos ajustes em redes. Acabei de incorporar o Overlook Fing como mais um recurso e hoje o considero um app essencial para essa finalidade. Com ele você pode, após scanear rapidamente a faixa de IPs da rede, saber ali "quem é quem", pois os equipamentos conectados são todos identificados. Feito isso, você pode ainda scanear um daqueles equipamentos e saber que serviços estão utilizando a conexão e que portas estão abertas. A imagem abaixo, por exemplo, exibe o resultado do scan feito no meu NAS xing-ling.

Overlook Fing.

É possível até mesmo matar a curiosidade em redes abertas por aí, estar num local público que disponibiliza acesso e saber como está configurado o WiFi por lá, se com poucos WAPs potentes ou se com muitos deles configurados em WDS. Enfim, para quem se interessa e mexe bastante com redes, é um aplicativo com muitas possibilidades. Recomendo firmemente.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários