Ticiano Sampaio 12 anos e meio atrás
Uma interface navegável via desktop com a possibilidade de comandar instalação de aplicativos remotamente no Android sempre fez falta. Tanta falta que essa função, até hoje, foi cumprida muito a contento pelo App Brain, que passou a ser uma aplicação de primeira necessidade para praticamente todo usuário da plataforma.
Por outro lado, um sistema desse tipo lançado e mantido oficialmente pela Google era o que todos esperavam e torciam para ver funcionando, menos os caras do App Brain, é claro. Na conferência de hoje, esse foi um dos principais anúncios feitos pela Google. O site oficial do Android Market já está online mas, até o momento, o sistema ainda não permite login, que deverá ser liberado em breve.
A outra grande novidade no Market é que, a partir de agora, os desenvolvedores poderão inserir sistemas de cobrança internos nos aplicativos, o que servirá para algumas funções como venda de conteúdos extras para jogos, destravamento de funções "plus" nos aplicativos, etc. Em alguns casos, pela inexistência dessa possibilidade, éramos obrigados a comprar uma versão trial de um aplicativo e, posteriormente, adquirir um app extra que funcionava exclusivamente para destravar a versão full, como ocorria com o PowerAMP. Com o novo sistema de cobranças, esse inconveniente desaparece.
Além de tornar a experiência do Market mais agradável para os usuários, o movimento da Google visa a fazer com que a plataforma se torne ainda mais atrativa para desenvolvedores, que poderão contar com maneiras facilitadas de obter renda através de seus aplicativos.
Tudo o que eu queria, como usuário, era que a versão web do Market fosse capaz de salvar "pontos de restauração" para passar novamente para o smartphone, num só clique, todos os aplicativos que eu tivesse instalados, em caso de "factory reset" ou na aquisição de um novo modelo. Agora é aguardar que as tentativas de login parem de esbarrar em "invalid request" para que possamos conhecer as novidades da versão web do Market. Quem conseguir entrar, pode ir relatando nos comentários.
Android Market, versão web renovada.