Rodrigo Ghedin 12 anos atrás
Na história da Google, três rumores tornaram-se lendários:
Os dois primeiros viraram realidade através do Chrome e do Chrome OS/Android, produtos, com exceção do ainda a ser lançado Chrome OS, que atenderam as expectativas e hoje são destaques em suas respectivas áreas. Mas e o disco virtual?
Apesar das gambiarras para transformar o Gmail num, a solução oficial ainda não existe. Mas, pouco a pouco, parece que a Google quer transformar o Docs, serviço que, inicialmente funcionava apenas para redigir e guardar arquivos de texto na nuvem, no quase mítico "GDrive".
Ontem uma série de modificações no serviço foi implementada. A interface da lista de itens mudou radicalmente, começando pela forma como eles são organizados: saem as pastas, entram as coleções, muito semelhantes às labels do Gmail. No centro, na parte de cima, um novo menu horizontal concentra diversos filtros baseados nos formatos de arquivos e permissões. À direita, um painel de pré-visualização de arquivos selecionados na coluna central, que perdeu as checkboxes e, agora, permitem a seleção de múltiplos arquivos segurando as teclas Ctrl
ou Shift
.
Houve melhorias no desempenho também, ponto onde, diz a Google, continuam a trabalhar. A visualização de vídeos e fotos ganhou um efeito de camada sobreposta que lembra a do orkut.
Em resumo, foram várias as melhorias, mas não suficientes para equiparar o Docs ao Windows Live SkyDrive, ou Dropbox. O limite de espaço para contas "gratuitas" continua de apenas 1 GB, e falta um modo de organização mais eficiente para arquivos de formatos diferentes. Talvez essas modificações nunca cheguem, mas que o serviço, pouco a pouco, amplia sua abrangência, é inegável.
A Google preparou um tour interativo pela nova interface do Docs. Clique aqui para conferi-lo.