Meio Bit » Arquivo » Internet » Novidades no Google Docs deixam o serviço mais flexível

Novidades no Google Docs deixam o serviço mais flexível

Google libera rodada de atualizações do Google Docs que deixa o serviço mais flexível e fácil de gerenciar.

13 anos atrás

Na história da Google, três rumores tornaram-se lendários:

  1. Navegador;
  2. Sistema operacional; e
  3. Disco virtual.

Os dois primeiros viraram realidade através do Chrome e do Chrome OS/Android, produtos, com exceção do ainda a ser lançado Chrome OS, que atenderam as expectativas e hoje são destaques em suas respectivas áreas. Mas e o disco virtual?

Apesar das gambiarras para transformar o Gmail num, a solução oficial ainda não existe. Mas, pouco a pouco, parece que a Google quer transformar o Docs, serviço que, inicialmente funcionava apenas para redigir e guardar arquivos de texto na nuvem, no quase mítico "GDrive".

Ontem uma série de modificações no serviço foi implementada. A interface da lista de itens mudou radicalmente, começando pela forma como eles são organizados: saem as pastas, entram as coleções, muito semelhantes às labels do Gmail. No centro, na parte de cima, um novo menu horizontal concentra diversos filtros baseados nos formatos de arquivos e permissões. À direita, um painel de pré-visualização de arquivos selecionados na coluna central, que perdeu as checkboxes e, agora, permitem a seleção de múltiplos arquivos segurando as teclas Ctrl ou Shift.

Novo dashboard do Google Docs.

Novo dashboard do Google Docs. (Clique para ampliar)

Houve melhorias no desempenho também, ponto onde, diz a Google, continuam a trabalhar. A visualização de vídeos e fotos ganhou um efeito de camada sobreposta que lembra a do orkut.

Em resumo, foram várias as melhorias, mas não suficientes para equiparar o Docs ao Windows Live SkyDrive, ou Dropbox. O limite de espaço para contas "gratuitas" continua de apenas 1 GB, e falta um modo de organização mais eficiente para arquivos de formatos diferentes. Talvez essas modificações nunca cheguem, mas que o serviço, pouco a pouco, amplia sua abrangência, é inegável.

A Google preparou um tour interativo pela nova interface do Docs. Clique aqui para conferi-lo.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários