Meio Bit » Arquivo » Indústria » Android possui código copiado do Java (e Oracle fica feliz com isso)

Android possui código copiado do Java (e Oracle fica feliz com isso)

Google usa código protegido da Oracle no Android e dá munição à rival numa luta judicial travada por ambas.

13 anos atrás

Google Evil?

Google Evil?

O analista Florian Mueller, que verificou nos últimos meses diversos códigos que foram processados por problemas relacionados a patentes, publicou em seu blog a informação de que cerca de 43 partes do código-fonte do Android foram diretamente copiadas do Java. Isso vai afetar diretamente a decisão da Oracle em processar o Google.

O problema é que essas códigos não foram (pelo menos é o que se imagina) utilizados na versão final do Android, eles foram utilizados somente para testes — inclusive, os arquivos vêm com mensagens do tipo: "NÃO DISTRIBUA" e variações do tipo.

Fora esse, existem alguns arquivos do Froyo e do Gingerbread que foram "extraídos" da licença Java 2 Standard Edition e redistribuídos sob a licença livre Apache, sem autorização da Oracle/Sun. O que o Engadget citou é que nos arquivos onde existem as mensagens solicitando a não distribuição dos arquivos, é do ponto de vista técnico completamente legal. Afinal, os arquivos são apenas para testes, não são importantes e provavelmente não foram enviados com o Android. Mas, do ponto de vista legal, nos Estados Unidos, isso reforça o processo da Oracle, já que a lei americana não faz distinção quanto ao uso do código: seja para uso interno, seja para distribuição, foi plágio de qualquer jeito.

Não conheço direito internacional (acredito que nesse caso é um pouco universal), mas nesse caso, independente se a cópia foi utilizada para uso interno ou não, é um fator positivo para a Oracle nos tribunais. Se bem que, na luta entre Google e Oracle, quem mais sai perdendo são os desenvolvedores, principalmente pela postura dessa última em relação ao Java e que já comprou brigas tanto com a fundação Apache, quanto com a comunidade de desenvolvedores da linguagem e até mesmo com o criador dela.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários