Meio Bit » Arquivo » Mobile » [App do dia] Momento (iOS)

[App do dia] Momento (iOS)

Aplicativo para registrar e organizar anotações diversas, o Momento é uma alternativa mais elegante e simples ao Evernote.

13 anos atrás

Picture 3.jpg

Armazenar rapidamente informações e notas que podem ser sincronizadas em qualquer equipamento e situação, sempre significou para mim o mesmo que a palavra "Evernote".

Das toneladas de aplicativos disponíveis para iOS, pouca coisa vai além das promessas de tentar remediar nossos dentritos vagabundos e nossa carência de fósforo, vitamina B, etc.

Entretanto, um app bem desenhado e cuja principal pretensão é atender bem uma ou poucas necessidades, sempre merece um justo apelo. É o caso do Momento, escrito pela d3i.

Picture 4.jpg

No esqueleto, o mais simples e comum: registrar notas através de pequenos ou grandes textos, anexando imagens.

O que justifica ao menos a menção do software, entretanto, é o ótimo sistema de tags para as notas. Não é imbatível ou o melhor de todos, mas é bem redondo.

Com uma interface bastante agradável aos olhos e pouca ou quase nenhuma perda de tempo em localizar informações via tags, o Momento é uma boa opção para quem precisa (ou gosta de) "registrar momentos". Há uma catraca de segurança sob a forma de uma tela "senhada" para proteger suas anotações. Bah.

Um pouco subestimada, a tarefa de registrar eventos cronológicos, por exemplo, ainda não conta com boas opções de aplicativos.

Ao cobrir um longo seminário, em uma reportagem ou durante uma longa apresentação ou treinamento, não se esbanjam boas alternativas para registrar pequenos fatos em sequência, de maneira organizada e prática.

Mais uma vez: eu sempre usei o Evernote para isso, especialmente pelo fato de poder registrar algo (texto, voz, imagem ou todos) no mobile e tê-los à disposição na minha ou em qualquer outra máquina, quase que em tempo real. Outro adicional é o sistema de buscas e de tags do Evernote, até o momento imbatível para mim.

O que pode ser especialmente útil para algumas pessoas, no Momento, é o fato dele oferecer integração bastante funcional com as principais redes e feeds sociais, como Twitter, Facebook, Last.fm, foursquare, YouTube, etc.

Pode ser relativamente útil dispor da guarda de notas/imagens bem taggeadas e a possibilidade de organizá-las no seu iOS a partir do feed deste ou daquele serviço.

Ponto negativo, Juninho: a sincronia e backup do Momento é feito apenas no app-share, via iTunes.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários