Dori Prata 12 anos atrás
O site Eurogamer publicou uma matéria que tem chamado a atenção por garantir que os engenheiros da Microsoft estão trabalhando arduamente para garantir que a detecção dos movimentos feitas pelo Kinect melhore significativamente, permitindo que o acessório consiga enxergar os dedos e a rotação das mãos.
A façanha seria possível porque as maiores limitações do Kinect atualmente são feitas por firmware, como por exemplo a resolução da câmera que hoje usa 320x240 pixels, sendo que ela seria capaz de “enxergar” em até 640x480, o que supostamente permitiria que cada dedo fosse detectado individualmente. Mas então você deve estar se perguntando porque isso acontece e a resposta está na taxa de transferência da porta USB. Embora por ela a empresa consiga transferir 35 MB de dados por segundo, apenas cerca de 15 MB/s estão sendo passados do Kinect para o Xbox 360 porque outros dispositivos poderiam estar ligados ao console ao mesmo tempo usando outras portas e o pulo do gato será dado quando (e se) os envolvidos conseguirem aperfeiçoar a tecnologia.
Vale lembrar que com uma modificação para PCs alguns estudantes do MIT conseguiram captar os movimentos dos dedos usando o Kinect, porém, aumentar tanto a resolução das câmeras poderia fazer com que o sistema tivesse muita dificuldade em processar tanta informação, podendo causar um atraso nas respostas ou fazendo a taxa de quadros por segundo cair vertiginosamente em algumas ocasiões.
Eu ainda não tive muito tempo para brincar com o meu recém-adquirido Kinect, mas fiquei bastante impressionado com o negócio, mesmo reconhecendo que ele não é tão preciso quanto o Move e me parece óbvio que tal melhoria seria muitíssimo bem vinda. No entanto, até o momento tudo não passa de especulação, mas o que você acha? Será mesmo que a Microsoft está com uma carta escondida na manga?