Rodrigo Ghedin 12 anos atrás
Eu nem conhecia direito o serviço, lá pelos idos de 2003~2004, mas o endereço fora do convencional, o famoso del.icio.us, era divertidíssimo, muito curioso. Em 2005 a Yahoo! comprou o site, um gerenciador de bookmarks online, e desde então soltou apenas uma grande atualização para ele em 2008, que além do moderno visual que perdura até hoje, alterou também o nome e a URL do serviço: Delicious e delicious.com, respectivamente.
É (ou era) uma das poucas coisas da Yahoo!, ao lado do Flickr e do Pipes, que ainda uso. Mas parece que o site não é tão popular e/ou rentável assim, a despeito dos seus mais de 5 milhões de usuários. Só isso explica o fato da Yahoo! estar prestes a desativar o Delicious.
É quase um crime contra a Internet.
Ontem o TechCrunch levantou o rumor, que horas mais tarde foi confirmado oficialmente pela Yahoo!. Depois de anunciar a demissão de 4% de sua força de trabalho, algo em torno de 600 funcionários, a empresa agora está prestes a cometer um verdadeiro genocídio na sua linha de serviços.
Planos do Yahoo!.
O BetaNews fez o trabalho de resumir o quadro acima. Acompanhe:
Alguns serviços acima são zumbis e o fim ou remanejamento faz muito sentido. Outros, porém, em especial o Delicious, são difíceis de entender...
Tempos complicados. A concorrência, claro, já está se aproveitando do triste fim do Delicious para ganhar publicidade e usuários. O Spabba, por exemplo, foi lançado em tempo recorde por Philip Kaplan, do Blippy (aquela rede social narcisista), para receber órfãos do Delicious.
Outra boa saída é aproveitar-se da capacidade de sincronia dos navegadores modernos e fazer dos favoritos um Delicious-like. Usa dois ou mais navegadores diferentes? O Xmarks, agora mais vivo do que nunca, dá conta do recado.
Independente da solução adotada, por tudo que representou, um dos primeiros serviços "Web 2.0" e sua simpatia sem igual, o Delicious deixará saudades. RIP.