Márcio Fábio Althmann 12 anos atrás
No dia 02/12 aconteceu o Silverlight Firestarter, evento onde mostraram o que podemos esperar do Silverlight 5. Os novos recursos são fantásticos, e foi bom para acalmar os ânimos depois de um "probleminha" que aconteceu na PDC.
A Microsoft PDC é um sonho de consumo para desenvolvedores que utilzam tecnologia Microsoft, muitas novidades aparecem lá. Acontece todo ano, e dessa vez o Silverlight não teve uma grande atenção no evento; no keynote, uma única menção sobre a tecnologia, e muitos acharam isso estranho. Bob Muglia, presidente da divisão de Server and Tools, foi infeliz nas palavas que utilizou numa entrevista ("Our strategy with Silverlight has shifted"). Quando todo mundo esperava novidades sobre o Silverlight, um dos presidentes da Microsoft fala que a estratégia deles para o Silverlight "mudou". Foi um choque para todos os desenvolvedores.
Já dá para imaginar a reação dos desenvolvedores. De um lado, muitos anunciando a morte do Silverlight, de outro quem tentava entender melhor as declarações do Bob Muglia, e aí começou uma discussão gigante sobre Silverlight x HTML5. Quem quiser ver minha opinião sobre esse assunto, tem um post no meu blog.
Enfim chegou o dia do Silverlight Firestarter, e o esperado aconteceu: a Microsoft apresentou o Silverlight 5, ou pelo menos uma prévia do mesmo, já que infelizmente nenhuma versão foi disponibilizada para download — está prometido para o primeiro semestre de 2011. Mesmo assim, podemos ver que o Silverlight não será deixado de lado pela Microsoft ou, como disseram, estaria "morto". Vale lembrar que o Silverlight é a ferramenta oficial para desenvolvimento de apliacações para o Windows Phone 7.
No site oficial há uma lista com as novidades anunciadas, das quais vale destacar:
Agora é aguardar a primeira versão de testes ser disponibilizada para começar a diversão! Aqui tem o vídeo do keynote com as novidades do Silverlight 5 apresentadas no Silverlight Firestarter.