Meio Bit » Arquivo » Internet » Google lança eBookstore, loja universal de ebooks

Google lança eBookstore, loja universal de ebooks

Google lança eBookstore, sua loja universal de ebooks.

13 anos atrás

Scott Dougall, da Google, havia dito que a loja universal de ebooks da empresa só seria lançada quando estivesse "amplamente preparada". A declaração, dada semana passada, fez muitos imaginarem que a estreia poderia levar semanas, talvez meses. Mas não foi o que aconteceu.

Google eBookstore.Hoje o dia começou com o lançamento não do Google Edition, mas da Google eBookstore, novo nome da aguardada loja universal de ebooks da Google. Por "universal", entenda que ela funciona independente de hardware específico para a leitura. Se no Kindle, por exemplo, você é obrigado a consumir as obras literárias num programa/hardware da Amazon, aqui, na lojinha da Google, essa obrigatoriedade inexiste.

A Google lançou aplicativos de leitura para Android e iOS, permite a leitura via Web num layout pra lá de bem resolvido, e ainda oferece as obras nos formatos PDF e ePub, padrões no segmento de ebooks.

Leitura de livro da Google eBookstore na Web.

Leitura de livro da Google eBookstore na Web. (Clique para ampliar)

Além da abertura no que diz respeito ao meio utilizado para o consumo de livros, a Google também democratizou o processo de venda deles. Há um programa de parceria para editoras, no qual elas podem veicular seus títulos e dividir a receita com a gigante das buscas.

Infelizmente, a loja tem sérias restrições geográficas, a maior parte do conteúdo só aparece para usuários americanos. No resto do mundo, alguns títulos de domínio público, encontrados em qualquer site, como no Project Gutenberg. Quando se acessa a Google eBookstore do Brasil e de outros países órfãos, surge uma mensagem dizendo que a Google está trabalhando para expandir a loja o mais rápido possível. Assim esperamos que aconteça...

relacionados


Comentários