Meio Bit » Arquivo » Internet » Apture: multi-navegação e busca centralizada

Apture: multi-navegação e busca centralizada

13 anos atrás

Screenshot_ 3.jpg
( exemplo de busca instantânea por 'Android 2.3' direto na home do Meio Bit )

Definitivamente uma das coisas mais bacanas que encontrei como add-on para navegadores.

Cada um tem as suas necessidades, manias e preferências para customizar ao máximo sua experiência de navegação. Sendo que isso é a coisa que mais se faz na internet - acessá-la através de um navegador - somos bomboardeados com milhares de traquitanas para melhorar o que está sempre sendo melhorado (e dificilmente fica bom a ponto de agradar à todos).

Como comento algumas vezes em diversas publicações, a guerra de browsers é uma das coisas mais ferrenhas e disputadas em tecnologia atualmente. Mais do que softwares e qualquer outra coisa, quem parte para o desenvolvimento de navegadores tem que ter muita grana, disposição para aturar o capeta em forma de usuário e muita criatividade.

Nem sempre é o bastante... como mostra esta extensão para rodar no Safari, Chrome e Firefox — e olha que fundamentalmente eu odeio extensões e add-ons.

O Apture é uma daquelas coisas que as houses desenvolvedoras imediatamente pensam ao vê-lo funcionar "Damn it! Por que não pensamos nisso antes?"

Parece a coisa mais óbvia do universo. Selecionar uma palavra ou frase direto do browser e clicar "Learn more". Poof! Uma janelinha com várias abas aparece e mostra o resultado de uma pesquisa bastante 'honesta' de tudo o que de relevante pode ser encontrado na internet sobre o tal assunto. Ali, sem sair da página que você navega, na hora mesmo.

A linha de defesa no site diz assim:

"Uma linha de código pode triplicar o tempo que o seu público gasta no seu site. Interessado?"

Claro que já vimos isso na forma daqueles codelines e widgets bizarros que abrem um popup com a propaganda em cada palavra de um determinado post. Mas o lance aqui é relevância e pesquisa on-reading. Isso quer dizer, otimizar a percepção de um determinado assunto durante a própria leitura dele.

Também pode ser explorado comercialmente ou para melhorar a mecânica de clicagem no seu website, por que não?

Se você não quiser ficar apenas no add-on para o seu browser, pode abrir uma conta no serviço e cadastrar quantos websites quiser. O processo é simples e consiste apenas um código de script posicionado antes do tag </body> de qualquer página do seu website. (se quiser, pode testar o funcionamento do Apture em qualquer um dos meus sites indicados na imagem abaixo - todos estão configurados para funcionar com o Apture).

Screenshot_ 1.jpg

De qualquer maneira, o próprio usuário decide, a qualquer momento, sobre o que deseja pesquisar e qual o tipo de informação que precisa durante o acesso de uma determinada página. O bacana é que durante este processo, o visitante do seu website permanece por mais tempo nele.

Abaixo, um vídeo auto-explicativo:

Se quiser testar, clique aqui.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários