Rodrigo Ghedin 12 anos atrás
Quando fizemos a mesma pergunta sobre os webmails, muita gente caiu no cavalo ao apostar no Gmail. E agora, será que você consegue acertar? Qual o sistema operacional móvel (para smartphones) mais popular do mundo?
Antes do veredito, cabe esclarecer o método usado pela Royal Pingdom, que publicou os resultados, para chegar a eles. O site usou dados referentes ao mês de outubro do StatCounter que, por sua vez, só considera nas estatísticas os dispositivos móveis que acessam a Internet.
Nota-se claramente uma divisão no mundo móvel. Enquanto Europa, América do Norte e Oceania veem o iOS da Apple na dianteira, nos demais continentes o sistema da Nokia não dá a mínima chance para a concorrência. Se juntarmos tudo num gráfico só, ora ora, o Symbian!
A posição do Symbian se explica pela variedade de aparelhos da Nokia, e por essa ser, ainda, a maior fabricante de celulares do mundo. Muito embora o grosso de suas vendas seja de dumbphones, smartphones de entrada, como os da linha 52XX, têm forte apelo no preço (até R$ 350) e oferecem uma experiência que os Androids mais simples só entregam a partir dos R$ 600. Isso, claro, no Brasil.
Apesar da liderança, existe uma percepção generalizada, em boa parte motivada pela imprensa, de que o mundo gira em torno de iOS e Android. No campo do desenvolvimento, não chega a ser exagero, afinal, os ecossistemas da Apple e da Google são mais amigáveis tanto para desenvolvedores, quanto para usuários, e isso se reflete na tonelada de aplicativos, incluindo alguns muito bons, para as respectivas plataformas. Mas daí a tachar a morte do Symbian... Menos, né?
Ausências notáveis: webOS, que male má aparece nos gráficos mesmo de países, Windows Mobile, que teve alguma presença em certos cenários (Brasil incluído), mas nada relevante considerando os continentes, e Windows Phone 7, que foi lançado no final do mês-base da pesquisa, outubro, e por motivos óbvios não poderia aparecer no ranking.
E para fechar, tomei a liberdade de gerar um gráfico no StatCounter Global Stats do mesmo período, mas restrito ao Brasil. Veja o resultado: