Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Planos de Tomada - Panorâmico

Planos de Tomada - Panorâmico

13 anos atrás

Olá pessoal, como vão? Antes de iniciar mais um artigo, gostaria de agradecer o apoio de muitos, fiquei realmente animada com a repercussão, foi uma verdadeira injeção de ânimo! Mas deixando a “rasgação” de seda para lá, vamos ao artigo de hoje.
Tentarei explicar da forma mais clara o plano panorâmico, que trata-se de uma vista inteira do quadro, ou seja, abrange as extremidades da imagem, é o panorama (do grego pan – tudo, e horama – vista ou seja: vista do todo). Complicado? Que nada! Para que possam enteder, a maioria das fotos panorâmicas são montadas com mais de uma foto, dependendo do trabalho, com milhares de fotos. Vejam esse exemplo:

Temos duas fotos:

Foto panorâmica a partir de duas imagens.

E unindo, elas nos dão uma visão mais ampla do quadro.

Foto panorâmica montada com o Photo Gallery da Microsoft.

Ok Judy, mas como “juntar”? Bom, existem programas como o Windows Live Photo Gallery (vem no download do windows live, aquele pacote do MSN ;p ). Vejam uma breve demonstração de como fazer de forma simples.

Windows Live Photo Gallery 2011.

Selecione as imagens, na aba Create clique em Panorama:

Feito! Está salva sua foto panorâmica, a qual poderá editá-la, melhorar o que for necessário.


Porém existem muitos outros programas que nos dão esse efeito. Algumas cameras inclusive, já vem com essa função, é claro que de forma bem amadora, mas algumas fazem um efeito muito bom.
O photoshop CS5 também permite esse efeito, desde que as fotos estejam na mesma linha, senão bagunça tudo! Mas aqui a conversa é bem mais profissional. Apesar de parecer simples, o trabalho profissional de uma foto panorâmica exige muito cuidado, tanto na execução como no tratamento da imagem, mas nada mais é que prática e estudo.
Segue abaixo, algumas fotos panorâmicas de diversos temas, todas retiradas do site onde podem ser baixadas gratuitamente desde que tenha o cadastro no site, detalhe: nem todas são gratuitas e algumas o dono exige que peça autorização.


Pessoal, espero ter ajudado, qualquer dúvida, emails serão bem vindos. Finalizo esse post agradecendo a todos mais uma vez e com uma frase do grande fotógrafo J.R. Duran – Cada fotógrafo deve achar sua distância focal, ou seja, a distância entre câmara e assunto (modelo). Quando descobre isso, encontra seu próprio estilo.”

Forte abraço a todos e até a próxima!

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários