Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Estúdio Brasil – Estandes

Estúdio Brasil – Estandes

13 anos atrás

Como citado em textos anteriores, o Estúdio Brasil 2010 foi patrocinado por algumas empresas que são tradicionais no mundo da fotografia. Algumas delas (os patrocinadores Ouro) estavam com belos estandes montados no saguão do auditório. Estavam lá para fazer propagandas de seus produtos e mostrar a um público seleto de fotógrafos o que eles estavam trazendo de novidade para os consumidores.

Alguns dos estandes eram muito concorridos e vamos falar com destaque sobre eles, mas o único que estava lá com produtos a venda foi a própria Editora Photos, que também é a idealizadora do evento. O estande era pequeno, mas trazia quase que a totalidade dos produtos que se encontram no catálogo da editora. Os atendentes eram muito simpáticos e até conheci a vendedora que sempre me atende pelo telefone quando compro algum livro. Além dos produtos que já estavam no site há algum tempo, três novidades foram lançadas durante o evento. O primeiro, e que esgotou todas as cópias a venda, foi o livro Iluminação em Estúdio: Técnicas e Truques para Fotógrafos Digitais, escrito pelo fotógrafo Christopher Grey. Também tivemos o lançamento dos DVDs A Arte de Fotografar Crianças de Fernanda Sá e Imagem: Garanta o seu Direito do fotógrafo José Roberto Comodo.

11112010-IMG_0203 10112010-IMG_0166

O segundo estande mais concorrido foi o da Canon. Ele era pequeno, os atendentes eram homens (digo isso porque mulher bonita é usada para vender desde carros até câmeras fotográficas) e os produtos disponíveis para serem mostrados não passavam de 10. Mas, a coisa fica concorrida quando esses poucos produtos são a nova Canon 60D, e as consagradas EOS 7D, EOS 5D Mark II, EOS 1D Mark IV e Mark III além de um punhado de lentes, todas da série L. Algumas coisas bem práticas podem ser tiradas da visita ao estande. A 60D é uma câmera realmente inferiorizada (até o atendente concordou comigo) a 5D e a 7D são câmeras quase perfeitas e as duas 1D Mark são o sonho de consumo de qualquer fotógrafo que se entenda por profissional. São perfeitas, equilibradas, resistentes e a qualidade de imagem é absurda. Além disso, também ficamos sabendo que uma 70-200mm f/2.8 sem estabilizador de imagem, possui um preço acessível para mortais. E nem precisamos vender um dos rins para conseguir comprar.

10112010-IMG_0158

Também estavam presentes no evento as duas encadernadoras mais famosas a trabalharem com o fotolivro (o nome Fotolivro é patenteado, então estou me referindo ao conceito da coisa). A Digipix e a Indimagem estavam lá para mostrar seus últimos lançamentos na área de álbuns impressos em papel couche. A novidade são os álbuns com abertura de 180º, que tentam imitar os álbuns profissionais laminados. Infelizmente, a divisória no meio da foto ainda é muito marcante e não me convenceu da usabilidade do produto para fins profissionais. Infelizmente, para as duas empresas, os álbuns laminados em superfície de PVC caíram muito de preço e são muito mais bonitos, resistentes e baratos do que a linha profissional apresentada por ambas. Se você é um fotógrafo iniciante sem um fluxo de trabalho definido, ambas as empresas são uma boa solução para entregar o trabalho final. Destaque para a distribuição gratuita do Fotofusion 4 pela Digipix como software de gerenciamento e montagem de seus álbuns.

10112010-IMG_0151

Na outra ponta do processo de impressão fotográfica, adorei a presença da Hahnemuhle Fineart e da Canson com uma linha incrível de papéis e tecnologia para impressão de fotos em alta qualidade, como é exigido no mercado de Fineart. Se você gosta de fotos bem impressas, esses são os produtos que você vai querer usar para o resto de sua vida. Eu fiquei impressionado com algumas amostras que estavam expostas nos estandes, principalmente da Hahnemuhle Fineart. E por último, mas não menos importante, tivemos os produtos trazidos pela Mako para apresentação em seu estande. A empresa optou por trazer apenas os flashes compactos e geradores, além dos acessórios que são acoplados nas tochas. Ótima opção para quem trabalha com fotografia externa.

10112010-IMG_0156 10112010-IMG_0155

Muita qualidade e vários materiais que nos ajudam no dia a dia da fotografia profissional. Além de conhecimento prático, o evento também nos atualizou sobre o que existe de melhor dentro da tecnologia fotográfica e acessórios disponíveis. Para terminar essa série de textos, só gostaria de dizer que fiquei surpreso e feliz por metade do público ser compostos de mulheres e, aqui vai uma provocação, cerca de 75% do público usava Canon. Tanta gente assim não pode estar errada.

relacionados


Comentários