Meio Bit » Arquivo » Telecom » Salas de aula com WiMAX

Salas de aula com WiMAX

18 anos atrás

Quem estréia esse tipo de sala de aula é o Estado de Minas Gerais. Nas cidades de Belo Horizonte e Tiradentes, respectivamente.
A parceira é da TVA, operadora de multisserviços do Grupo Abril, e a ITSA com o Minicom (Ministério das Comunicações).

Os usuários (alunos) terão acesso à programação dos canais TV Escola, TV Câmara, TV Senado, Canal Futura, TV Justiça e Século XXI / Gênesis, além de acessar as informações do Almanaque Abril, revista Superinteressante (acervo de 15 anos da publicação, na íntegra), revista Nova Escola e programa Veja na Sala de Aula (com mais de 3 mil planos de aula, enquetes e fóruns de professores), conteúdos estes coordenados pela Fundação Victor Civita. E em breve os canais Discovery.

Começa a render frutos a parceria entre TVA, ITSA e Minicom, graças ao projeto Gesac (Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão).

Para viabilizar as salas de aulas com tecnologia sem fio (wireless), as empresas utilizam o padrão 802.16d do WiMAX, atuando na freqüência de 2,5 GHz do MMDS (Multipoint Multichannel Distribution System). Recentemente, a TVA digitalizou sua rede de MMDS em São Paulo, aumentando assim sua área de atuação. O Rio de Janeiro passará por este processo ainda este ano. Nas cidades de Belo Horizonte e Brasília, a ITSA atuará com suas operações de MMDS.

relacionados


Comentários