Meio Bit » Arquivo » Fotografia » A maior foto do mundo agora é do Rio de Janeiro

A maior foto do mundo agora é do Rio de Janeiro

13 anos atrás

Não sei vocês, mas já não fico mais tão impressionado assim com fotos gigantes de paisagens ao redor do mundo. Não que não seja uma coisa bacana, ainda mais se temos muitos detalhes a serem observados, mas porque qualquer um pode fazer uma imagem dessas hoje usando um robozinho e um software poderoso. Nesse aspecto, alguns trabalhos estão ficando muito abaixo da média. Isso é o que acontece quando qualquer um sem preparação tenta fazer uma foto panorâmica.

Agora, uma recordista em tamanho de imagem é uma fotografia feita no Rio de Janeiro por um grupo liderado por Luiz Velho, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) do Rio de Janeiro. Foram utilizadas uma Canon T2i, um robô Gigapan Epic Pro e o software que acompanha o robozinho. Foram feitas 6 mil fotografias de 18 megapixels para montar a imagem. Interessante notar que esse pequeno experimento, feito em apenas 4 horas, deve ter eliminado 30% da durabilidade do obturador da câmera. Ao final, temos uma fotografia com 163 bilhões de pixels de largura. Uma bela marca.

Infelizmente, algo não ficou bacana na imagem. Talvez, muita nebulosidade durante o dia, ou ao longo das quatro horas. O que importa é que não ficou tão nítido quanto às imagens feitas de Paris, ou até mesmo da posse do Presidente dos Estados Unidos. Independente disso, garanto que deve ter demorado várias horas para processar a imagem. Para ver o resultado final, é só dar uma olhada no site do Gigapan.

 

gigapan

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários