Dori Prata 12 anos atrás
Não escondo de ninguém que Ken Levine é um dos meus game designer preferidos. Mesmo tendo jogado apenas um de suas criações, Bioshock, achei o jogo fantástico e nele fica evidente a sua capacidade de criar mundos espetaculares. Como o Kotaku está realizando a Semana do PC, eles estão convidando alguns desenvolvedores para falar sobre qual será o futuro da plataforma e no artigo Levine aproveitou para rasgar elogios aos computadores.
“Qual é o futuro do PC? Jogos sociais? MMOs? Freemium? Como se eu soubesse, mas sei de uma coisa: O PC sempre será o lugar onde a inovação acontece. O PC é onde os grande desenvolvedores nasceram, até mesmo - e talvez especialmente – onde os grandes desenvolvedores de jogos para consoles nasceram. Halo, Mass Effect, Call of Duty… São de produtores que foram primeiro de PC e é no PC onde as ideias de ponta se formara, principalmente porque a barreira de entrada é pequena.
Se você quer saber sobre o futuro dos jogos, compre um PC e preste atenção, porque acima de tudo, aquilo que estará sobre sua mesa é uma bola de cristal.”
Pensando nos criadores de jogos ocidentais acho que ele está mesmo correto. Se ampliarmos a discussão para o Japão (talvez tirando apenas o Kojima, que começou no MSX), muitos lembrarão que Keiji Inafune, Shinji Mikami e Shigeru Miyamoto começaram a desenvolver direto para os consoles, mas do lado de cá do mundo, não há como negar que as inovações surgiram mesmo no PC. A plataforma também normalmente está na frente dos consoles quando falamos de tecnologia e por isso não acredito que os jogos para PC estão com os dias contados.