Meio Bit » Arquivo » Internet » MS Live Search - Concorrência para o Google?

MS Live Search - Concorrência para o Google?

18 anos atrás

Um mérito que ninguém tira da Microsoft é aprender com os próprios erros. Com a ascensão do Google o pessoal de Redmond percebeu que o MSN Search e nada era a mesma coisa, então começaram a projetar um novo sistema de buscas, a ser integrado na iniciativa Live. Pelos resultados iniciais do Microsoft Live Search devo dizer que muita gente no Google vai trabalhar até tarde hoje. O negócio ficou muito bonito, com algumas features no mínimo bem pensadas. Fora dois erros de menor importância na página inicial. Tem coisas que só a Microsoft faz por você...O site é acessível via . De cara, dois bugs irritantes: A página fica eternamente "loading", e uma mensagem de Javascript alertando sobre outro erro.

A página inicial é a do serviço Live, então é lenta. Demora mesmo. Ultrapassado isso, vamos direto pro sistema de buscas. Ele é rápido, tanto quanto o Google.

Usando AJAX, você vai correndo a lista de resultados, e eles vão sendo mostrados, sem reload. Isso já compensa a espera inicial. Um controle deslizante no canto direito permite detalhar mais ou menos os links. Na posição inicial, só são exibidos os títulos e as URLs das páginas. Na posição final, o título, duas linhas de texto, a URL e a opção de pesquisar dentro da página.

Ao contrário de muitas aplicações AJAX, aqui o botão BACK funciona.

Além de páginas, é possível pesquisar:


  • Notícias

  • Imagens

  • Locais

  • Feeds RSS

Também é possível incluir novas macros de busca, algo tão simples como:

(site:meiobit.com)

A busca por imagens usa o controle deslizante para aumentar ou diminuir o tamanho dos thumbnails. Pousar o ponteiro sobre uma imagem traz uma ampliação da mesma (sempre em AJAX) com várias informações, inclusive um formulário de feedback onde você pode denunciar um uso indevido, reclamar de conteúdo inadequado, etc.

No geral o Live Search aparenta ser uma ferramenta muito boa. Funciona perfeitamente no Firefox, inclusive bem mais rápido que no Internet Explorer.

Comparativos:

Busca por "Google" :
Microsoft Live Search: 69,123,631 resultados
Google: 825.000.000 resultados

Busca por "Microsoft" :
Microsoft Live Search: 85,275,234 resultados
Google: 674.000.000 resultados

Busca por "Vendramini" :
Microsoft Live Search: 22,210 resultados
Google: 116.000 resultados

Esses resultados baixos são clara indicação de que o robô de buscas ainda não foi solto na Rede com voracidade total.

Como ainda é um Beta, sugiro esperar antes de usar o Live Search como ferramenta de produtividade, mas vale sim uma boa olhada. Dessa vez acho que a turma de Redmond acertou a mão.

relacionados


Comentários