Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Sony SLT com problemas na duração do vídeo

Sony SLT com problemas na duração do vídeo

14 anos atrás

Acho que todo mundo aqui se lembra do lançamento da nova linha de câmeras reflex SLT da Sony. A tecnologia Single Lens Translucent consiste em um espelho translúcido e sensores CMOS retroiluminados. O anúncio oficial da Sony garante que essa manobra tecnológica vai melhorar em muito a capacidade do autofocus quando utilizado o sistema live view e durante a filmagem de vídeos. Os dois primeiros modelos lançados com a nova tecnologia são as Sony SLT A33 e SLT A55.

Porém, havia outra característica no equipamento que chamou a atenção de todo mundo. A Sony garantia que as câmeras poderiam gravar vídeos em alta definição com até 29 minutos de duração. Falando de câmeras DSLR que fazem filmes, esse é um tempo absurdo se pensarmos que a Canon 5D Mark II não chega a 15 minutos de filmagem. Mas, como Murphy é um cara que nunca dorme, um problema grave foi identificado, e ele está ligado ao meio ambiente.

Para ser mais específico, a temperatura é o grande vilão da coisa. Antes que a câmera entrasse em venda massiva, a empresa começou a detectar que em certas temperaturas o tempo de duração do vídeo caia abruptamente. A câmera simplesmente encerra o vídeo muito antes do que o prometido. Depois de algumas informações desencontradas, a Sony finalmente lançou uma tabela com a correção do tempo de gravação. Dois fatores interferem na duração do vídeo: o sistema de estabilização de imagem e a temperatura ambiente.

Dessa forma, fazendo a análise de apenas uma das câmeras, a Sony SLT A55 quando estiver em um ambiente de 20ºC pode fazer um vídeo de 9 minutos com o sistema de estabilização ligado e 29 minutos quando o sistema estiver desligado. A situação mais grave se encontra quando a câmera estiver em ambientes de 40ºC (maior parte do Brasil durante o verão) quando a duração do vídeo cai para 3 minutos com o sistema de estabilização ligado e apenas 5 minutos com o sistemas desligado.

Mas, não se preocupe caro consumidor, pois a Sony prontamente divulgou uma lista de atitudes que podem levar seu equipamento a gravar arquivos com maior duração. 1) Evitar a incidência direta de luz solar na câmera; 2) Sempre desligar a câmera quando não estiver em uso; 3) Desativar a estabilização de imagem. Olha só, muito simples. Aliás, eu acho que esse é apenas um defeitinho muito pequeno em uma câmera que custa apenas US$ 850,00.

sonySLTA55

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários