Meio Bit » Arquivo » Indústria » Oracle tentou comprar MySQL

Oracle tentou comprar MySQL

18 anos atrás

O CEO da MySQL, Marten Mickos, confirmou em uma entrevista na Open Source Business Conference que a Oracle fez uma proposta de aquisição da empresa e sua linha de produtos. A época exata e o valor da proposta não foram informados, e a Oracle nega-se a comentar o caso.

Mas segundo o analista da Redmonk, Stephen O'Grady, a aquisição faria muito sentido. A Oracle estaria usando a mesma estratégia da IBM nos negócios com software livre. A Big Blue comprou há algum tempo uma empresa chamada Gluecode, que comercializava um produto livre chamado Geronimo. Geronimo é um servidor de aplicações Java que funciona com o Apache e competia com o produto proprietário da IBM, o WebSphere. Hoje a IBM oferece aos clientes o software da Gluecode como um produto livre, chamado WebSphere Community Edition. A Oracle estaria interessada no MySQL para oferecê-lo nesses termos, um produto livre e de baixo custo, para permitir que seu nome esteja presente nos micro e pequenos negócios que precisam de bancos de dados. Esse hoje é o grande filão de bancos de dados livres como o MySQL.

Segundo o CEO da MySQL o negócio com a Oracle não foi completado porque existe o objetivo de manter a MySQL como uma empresa independente, e seu produto como uma alternativa no mercado. Tanto Oracle como IBM tem sido muito agressivas em suas campanhas para adquirir empresas que trabalham com software livre. Isso mostra que o software livre não é apenas viável, mas também muito lucrativo.

relacionados


Comentários