Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Nikon D3100 é oficial

Nikon D3100 é oficial

13 anos e meio atrás

O boato estava correndo já há algum tempo no mundo da fotografia, mas agora a Nikon oficializou o lançamento de sua nova câmera DSLR de entrada. A Nikon D3100 vem para substituir a antiga Nikon D3000, a mais barata e mais vendida câmera da empresa. Pouca coisa mudou em relação ao modelo antigo, mas as mudanças são sensíveis. Aliás, fico pensando quando os fabricantes de câmeras fotográficas vão ter coragem de mudar o design das DSLR. Existem alguns conceitos novos e arrojados correndo pela internet sobre como poderiam ser as câmeras do futuro, mas duvido alguém querer colocar a mão nesse problema a curto e médio prazo.

A primeira mudança é a resolução máxima do equipamento. A nova Nikon D3100 possui 14 megapixels de resolução máxima, contra apenas 10 megapixels de sua antecessora. Porém, o que vai arrepiar a galera é que agora o equipamento possui a capacidade de gravar vídeos em alta resolução, mas também não é qualquer alta resolução. A Nikon D3100 é a primeira DSLR da empresa que consegue gravar vídeos em Full HD (1080 pixels com 24 quadros por segundo). Sinceramente, nunca tinha percebido isso. Todas as DSLR da Nikon, inclusive a profissional D3s, gravam vídeos com apenas 720 pixels. Nesse ponto a Canon estava ganhando de goleada.

Junto com a gravação de vídeo, a nova câmera também ganha o sistema Live View (que não existia antes), os modos de foco específicos que acompanham o sistema Live View e o modo de correção automática de aberração cromática. Infelizmente, ainda não possui o modo Bracketing, que já está disponível na Nikon D5000. Também encontramos uma nova sensibilidade ISO (que agora vai até 3200) e novas possibilidades de edição da imagem na própria câmera. Ao olhar a imagem da nova câmera, tive uma impressão que foi confirmada por uma comparação de características. A Nikon D3100, mesmo sendo mais poderosa, consegue ser menor que a Nikon D3000 (que eu já achava pequena) e 30 gramas mais leve.

A câmera já está disponível em pré-venda ao preço de US$ 699,00.

nikon D3100

Fonte: Dpreview

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários