Meio Bit » Arquivo » Fotografia » PIB2010 – Rapidinhas

PIB2010 – Rapidinhas

13 anos e meio atrás

A Photo Image Brazil 2010 veio e acabou rapidinho. Infelizmente, ao contrário do ano passado, não consegui ficar os três dias no evento. Isso se reflete nos poucos textos da cobertura a serem publicados. Você tenta ver tudo em um dia e acaba não vendo nada direito. Fora os destaques que já foram publicados, veja um resumo de outras coisas que vi por lá.

Sony -  a Sony estava com um estande enorme, mas não era tão impressionante quanto o que foi montado ano passado. Várias meninas lindas foram contratadas para distribuir propagandas, mas nenhuma delas entendia nada dos produtos. Mesmo sendo uma feira de fotografia, tive a impressão que o produto em destaque no estande eram as TVs 3D. As câmeras estavam lá, mas não rolava nenhum tipo de interatividade ou cena especialmente montada para ser fotografada. Destaque fica por conta de dois exemplares da Sony Nex que estavam expostos e da filmadora de bolso Bloggie. No estande da Sony Nex eu passei três vezes para conversar sobre o equipamento, mas o encarregado não estava presente, e a modelo contratada não sabia de nada. Pena.

Fuji – A Fuji chegou sem muita novidade. Aliás, eu achei estranho, pois a parte de impressão de imagens estava bem maior do que a parte de câmeras fotográficas. Talvez isso tenha acontecido ano passado também, mas o estande de fotografia tinha tantas novidades que nem prestei atenção no resto. Esse ano estava tudo muito morno. O destaque é que a Fuji no Brasil vai bater pesado no mercado de Fotobooks e está lançando uma linha de equipamentos para você poder montar o produto em seu próprio estúdio. Tudo muito rápido e prático. Os dois sistemas mostrados na feira se chamam Studio Photobook e Powis Photopress. Na parte das câmeras, tivemos a presença da Fuji HS10 que, segundo a atendente do estande, é a sucessora da S200EXR. Como assim Bial? A HS10 não chega nem nos pés da câmera que ela deveria substituir. O mais certo é pensar que a Fuji descontinuou a S200EXR e vai investir apenas no mercado de ultrazoons.

Photo Album Universal – A empresa que é especializada em encadernação de álbuns fotográficos foi uma das que apostou uma grana legal no evento e trouxe o Everton Rosa para fazer um ensaio ao vivo com dois modelos vestidos de noivos. Para quem não conhece, o Everton Rosa é um dos Pop Star da fotografia de casamento com clientes até na alta cúpula da Rede Globo. Bacana ver o fotógrafo trabalhando com o sistema de rádio flash e dando dicas bacanas sobre como levar em conta pequenos detalhes em um casamento. Porém, ele estava visivelmente irritado com o não funcionamento de alguns dos aparatos tecnológicos que ele estava utilizando, como o telão, por exemplo.

Editora Photos – Muito abrangente o estande da Editora Photos que levou praticamente todos os seus livros e revistas para a feira. Aproveitei para renovar minhas assinaturas com descontos especiais e também para conhecer a Daniele Ebeling, a contato do Meio Bit na Editora. Três livros são o destaque desse estande. O interessante é que os três são voltados para a fotografia de casamento, um mercado que está movendo muito dinheiro atualmente. O primeiro é O Guia da Fotografia de Casamento de Vinicius Matos. O segundo lançamento é o Fotografia de Casamento para Profissionais de Damien Lovegrove. O terceiro livro não é exatamente sobre fotografia de casamento, mas os exemplos práticos e a capa nos levam a esse tema. Estou falando Flash Dedicado: Técnicas para fotografia de casamento e retrato de Neil van Niekerk.

iPhoto Editora – A iPhoto trouxe três novidades para a feira. Uma, que já está a venda, foi o DVD Lightroom 3 para Fotógrafos de Casamento de Fernanda Marques e Reinaldo Martins. A dupla também ministrou uma palestra sobre fotografia de casamento que foi muito bacana e, a meu ver um diferencial nesse tipo de evento, muito bem humorada. A brincadeira da foto com flash e sem flash foi hilária. A segunda novidade foi o DVD Cinefotografia – Gravando vídeos com a Canon 5D do fotógrafo Toni Martin que está em pré-venda, mas promete fazer muito sucesso. E, por último, o belo livro Retratos de Luiz Garrido. Vale lembrar aqui da simpatia e bom humor de Altair Hoppe e toda sua equipe no atendimento da imprensa e dos visitantes.

Bem gente, é isso. Esse ano passou rápido, mas logo teremos mais uma feira e mais novidades a partilhar com vocês. Cabe lembrar que esse é o terceiro ano em que o Meio Bit faz a cobertura da feira e espero que muitas outras coberturas estejam em nosso futuro. Abaixo algumas fotos do evento.

 

04082010-IMG_8205

04082010-IMG_8207

04082010-IMG_8209

04082010-IMG_8224

04082010-IMG_8249

04082010-IMG_8274

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários