Meio Bit » Arquivo » Fotografia » PIB2010 – Luiz Garrido: O Mestre dos Retratos

PIB2010 – Luiz Garrido: O Mestre dos Retratos

14 anos atrás

Na fotografia existem profissionais e Os Profissionais. A palestra que mais me emocionou durante a Photo Image Brazil, e olha que foi apenas um bate papo, foi a de Luiz Garrido. Digo que emocionou porque Garrido é mais artista do que apenas um profissional de fotografia. Já ouvi a balela que fotógrafo profissional não precisa se preocupar com a arte e sim apenas prestar o serviço para o qual foi contratado. E são esses fotógrafos que nunca são lembrados.

Luiz Garrido apenas pegou o microfone, falou um pouco de como começou na fotografia e começou a mostrar sua invejável galeria de retratos. A principal lição do mestre é que o retrato tem que transferir ao observador um pouco da personalidade da pessoa retratada. Outra lição importante é que a câmera não importa, ela é apenas um objeto que vai ser manuseado pelo artista. Tanto é verdade que ele afirma que possui apenas 3 lentes, sendo que as principais são uma 35mm, para retratos fechados, e uma 100mm macro para detalhes dos rostos. Felizmente, para os presentes, essa é toda a informação que era necessária, pois as imagens falavam sozinhas.

Durante a feira, no estande da iPhoto Editora foi feito o pré-lançamento do livro de Luiz Garrido intitulado simplesmente de “Retratos”. Nele, o fotógrafo fala de sua trajetória, de sua técnica e da relação com as pessoas que ele fotografou. Junto com a história, temos também muitos retratos de grandes personalidades, como o Presidente Lula, Faustão, Tom Jobim e Pedro Bial. Conheci o trabalho de Luiz Garrido depois da polêmica da proibição de sua exposição em Brasília, mas ele não deve ser reconhecido por isso, mas sim pela excelência de seu trabalho.

 

04082010-IMG_8264

04082010-IMG_8263

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários