Rodrigo Ghedin 13 anos atrás
Nem sempre as interfaces dos sites de vídeo colaboram para com os próprios vídeos. Elas chamam a atenção demais, têm muito ruído, comentários (dispensáveis) e vídeos relacionados pipocam sem que o usuário queira. E se fosse possível remover toda essa "sujeira", deixando apenas o vídeo na página, como deveria ser? Pois isso é possível!
O bookmarklet quietube faz, mais ou menos, o que o sensacional Readability faz com textos: "reforma" qualquer página de modo a eliminar distrações e torná-la melhor ao usuário. Assim, o que antes era isso:
Se transforma nisso:
A página que o quietube gera traz alguns links na parte inferior, dos quais destaca-se um para a URL encurtada do vídeo já no modo "zen" (página clean), e outro para alternar a cor de fundo para preto — particularmente, mais confortável para se assistir vídeos.
O funcionamento é bem simples: basta arrastar o bookmarklet para a barra de favoritos do navegador, e clicar nele estando num site de vídeos. Outra forma de fazer uso é via userscript, caso em que todos os vídeos de YouTube, Vimeo, Viddler e outros suportados são automaticamente redirecionados para o quietube.
Ah, de quebra, o quietube ainda funciona, sem querer querendo, como uma espécie de proxy para acessar o YouTube em áreas onde ele é bloqueado. Segundo seus criadores, uma galera do Oriente Médio vem fazendo bom uso dessa feature acidental...
***
Falando em distrações, YouTube, etc., viram o (sensacional) trailer interativo de The Expendables?