Rodrigo Ghedin 13 anos atrás
Sobrepor uma imagem histórica numa foto tirada ontem é uma ideia muito bacana que dá uma dimensão muito boa do tal progresso. Iniciativas como o site Historypin são exemplos reais, embora não exatamente precisos do ponto de vista técnico, dessa ideia.
Trafalgar Square, Londres, 1966 e hoje (via Historypin).
O problema é conseguir ajustar a fotografia atual às mesmas condições, posicionamento e perspectivas da foto histórica. Por mais preciso que seja, dá um trabalho imenso e nem sempre fica do jeito que se espera. Felizmente, em breve todo esse esforço será trocado por um aplicativo baseado neste estudo.
Desenvolvedores do MIT e da Adobe trabalham num conceito que ajusta, através de instruções ao usuário, a fotografia prestes a ser tirada às características de fotos históricas pré-carregadas num banco de dados. A mágica acontece graças a uma técnica chamada visual homing, comumente utilizada em robôs que precisam ser enviados a um local bastante específico.
No momento, a aplicação roda num notebook, que por sua vez é conectado a uma câmera digital. O notebook, porém, é uma "detalhe" temporário. O objetivo do time é embutir o software diretamente em câmeras e, embora não haja informação sobre, provavelmente também em smartphones.
Realidade aumentada é isso aí!
Fonte: NewScientist.