Meio Bit » Arquivo » Segurança » Microsoft traz nova versão do Security Essentials

Microsoft traz nova versão do Security Essentials

Nova versão beta do anti-vírus da Microsoft está disponível, com algumas novidades que faziam falta no programa, que tem quase um ano de existência (e sucesso).

14 anos atrás

No começo, era apenas um firewall, integrado ao Windows XP e bem fraco, mas ainda assim, firewall. Depois, eis que aparece um antispyware, também integrado ao Windows e mais relevante, mas que ainda sim se resumia a remover software mal-intencionado. Mas enfim, em 2009, a Microsoft lança o que é pra muitos considerado o tipo de programa de segurança essencial, o antivírus, com o nome sugestivo de Security Essentials.

Não era apenas mais um antivírus gratuito, e sim a nova preferência, no lugar de avast! e AVG, daqueles que não podiam/queriam pagar por um desses. Vários testes, como os da AV-Comparatives, também mostraram ser um AV decente, com uma taxa de detecção considerável.

Quase cerca de um ano depois, sua nova versão chega em caráter de testes. O visual é praticamente o mesmo, já que programas do gênero têm sua janela “visitada” cerca de 2 vezes no mês, pra uma atualização ou verificação, e olhe lá. O que importa é a mudança interna, aquela que o usuário comum nunca vê — e mesmo que visse, facilmente ignoraria.

Microsoft Security Essentials Beta.

De cara, um novo engine, que é de fato o que interessa num antivírus. O já consolidado da versão estável atual ganha otimizações em performance e, claro, algumas melhorias na detecção. De se considerar também, há agora a inspeção da rede, que protege a máquina onde o MSE está instalado contra qualquer exploit que possa afetar ou que seja oriundo de outros computadores da rede. Esta última função não funciona na versão do Security Essencials para Windows XP.

Outras novidades, que existiam de certo modo em outras suítes de segurança, são a enfim integração com o firewall do Windows e a proteção contra ameaças vindas de sites (que por enquanto só existe para o Internet Explorer).

O download do beta está disponível em inglês dos EUA, em Israel (sim, estranhamente há uma mistura de idiomas com países no post oficial) e, para certa surpresa, em português do Brasil, em versões de 32 e 64 bits do Windows.

Via Windows Team Blog.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários