Meio Bit » Arquivo » Mobile » Blackberry 6 — fôlego novo para a RIM

Blackberry 6 — fôlego novo para a RIM

A RIM demonstrou em vídeo algumas funcionalidades do novo Blackberry 6, ótimas novidades mas nada inovador.

14 anos atrás

A briga no mercado de smartphones está cada dia mais interessante. A Google faz um ótimo trabalho com o Android, a Apple não é preciso nem comentar (apesar dos problemas do iPhone 4, principalmente o da antena que só para a Apple não existe); ambas estão sempre inovando. A Microsoft finalmente vai lancer um SO de verdade para smartphones, afinal ninguém merece o Windows Mobile (trabalho com o mesmo e é ruim), mas com o Windows Phone podem acreditar que sera outra vida.

Agora a RIM, para se fortalecer, anunciou a versão 6 do Blackberry OS  e, já de cara, foi disponibilizado um video onde são mostrados os novos recursos do sistema.

Nunca gostei do muito do Blackberry, e numa pesquisa informal que fiz no Twitter, muitos que compraram se arrependeram. Agora, porém, com essas novidades o SO parece estar muito mais agradável, a primeira vista.

http://www.youtube.com/watch?v=plWOkI_Urwo

Abaixo uma lista das mudanças vistas no video:

  • Nova interface: a interface agora felizmente lembra um pouco iPhone e Android,está muito mais agradável e com movimentos suaves ao navegar entre as telas.
  • Busca universal: outro recurso que me lembra iPhone, ou no caso iPod, que é o que utilizo: digitar o que quer e é feita uma busca geral por todo o sistema.
  • CoverFlow: o efeito característico de passar albums no Iphone ou Ipod agora também está no Blackberry, um coverflow com menos efeitos mas o efeito está presente.
  • Social Feeds: é, a turminha está toda lá, Twitter, Facebook, pode escrever uma mensagem e postar ao mesmo tempo em mais de uma rede social.
  • Blackberry Messenger: mais um item que ganhou uma repaginada, a janela de conversa está legal, com a conversa aparecendo de uma forma simples e fácil de ler, sem contar o envio de arquivos.
  • WebKit: agora o navegador utiliza o WebKit, engine famoso por causa de navegadores como Safari e Chrome, uma ótima escolha da RIM.

É isso que da para tirar pelo video, novidades interessantes, muitas claramente inspiradas nos concorrentes mas interessantes e bem vindas.

Agora é esperar para ver o layout do smartphone, que também acho que precisa de uma repagina urgente.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários