Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Photography for the Web de Paul Duncanson

Photography for the Web de Paul Duncanson

14 anos atrás

A fotografia está realmente em evidência. A quantidade de livros e DVDs sobre assuntos específicos que estão sendo produzidos é muito grande. Infelizmente são todos tutoriais que versam sobre temas voltados para a fotografia profissional. A arte anda um pouco esquecida, mas isso não é o assunto para esse texto. Acabo de receber a notícia de que Paul Duncanson está lançando o livro Photography for the Web cuja missão é interessante. Pelo press release do lançamento, a publicação procura ser uma obra de referência para quem está começando na fotografia e para quem já está trilhando o caminho há algum tempo.

O objetivo aqui parece simples. A proposta é trabalhar a questão da luz e seu correto uso, decifrar a relação existente entre o uso do obturador, diafragma e velocidade ISO, além de trazer uma parte dedicada ao tratamento digital das imagens e como disponibilizar o seu trabalho na internet. O alvo claro da publicação é o público doméstico. São pessoas que usam câmeras comuns e que disponibilizam suas imagens em blogs e redes sociais. Acho louvável a tentativa, mas corre o risco de ser apenas mais um livro de iniciação a fotografia como tantos outros que encontramos nas livrarias. A diferença é que aqui temos o fator internet envolvido.

Aliás, cabe aqui uma pequena consideração. Infelizmente, as pessoas ainda não sabem como utilizar as fotografias em redes sociais ou na internet em geral. E nem estou falando de pessoas que disponibilizam imagens apenas no orkut. Estou falando de pessoas que usam o flickr (que teoricamente seria um ambiente um pouco mais evoluído) e nem se preocupam em colocar um nome na foto, mantendo apenas o nome do arquivo da câmera (o que é muito esquisito), e nem mesmo tags ou separar as imagens em álbuns. Cuidados muito simples que podem valorizar o seu trabalho, passando uma idéia de organização e respeito para com quem vai apreciar as imagens.

Aliás, essa é uma boa dica para escolas que trabalham com o ensino de fotografia. Como valorizar o seu trabalho na internet. Conheço muitos fotógrafos que não sabem o que fazer com suas imagens na rede ou a melhor maneira de mostrá-las. A saída mais fácil são os blogs de serviços gratuitos, mas é muito pouco.

Voltando ao livro, o CEO da editora SitePoint (que está lançando a obra) Luke Cuthbertson, garante que “muitas pessoas tiram fotos com pouco conhecimento de como fazê-lo corretamente. Este livro vai ensinar os fundamentos do uso de uma câmera doméstica para realizar grandes imagens”. Se vai ser relevante, isso já é outra história.

O livro Photography for the Web de Paul Duncanson vai estar à venda pela quantia de US$ 34,95.

photography for the web

Fonte: Photography Blog

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários