Carlos Cardoso 13 anos atrás
Os relatos de problema de recepção no iPhone 4 estão se acumulando. Faz até sentido. Por um descuido interno o Campo de Distorção da Realidade dos iPhones não foi programado para distorcer Leis da Física, então quando humanos condutores encostam nas faixas de metal que compõe a antena do celular, funcionam como fio terra (epa!) drenando o sinal.
Steve Jobs explicou de forma sucinta a razão do problema: estão segurando o aparelho de forma errada. Não interessa que esteja sendo manuseado da mesma forma que todo mundo sempre manuseou um celular. Também não importa que seja a mesma forma com que Steve Jobs e todo mundo nos comerciais da Apple aparece segurando um iPhone. Jobs falou que está errado, então está errado. Revoguem-se todas as disposições e editores do Gizmodo em contrário.
Claro, as interwebs não compraram muito a explicação, as piadas são muitas. Legal é que a informalidade da web (que se mantém, mesmo que uns não queiram) permite que até inimigos declarados golpeiem abaixo da cintura, se a sacanagem for boa.
Como a Nokia.
Em seu blog oficial a empresa publicou um post "Como segurar seu Nokia", com várias explicações detalhadas das várias técnicas e estilos de... manipulação telefonística.
Depois de discorrer sobre as variadas pegadas, vantagens e desvantagens, o texto termina com o que Vicente Matheus descreveria como tapa com luva de penico:
"Uma das principais coisas que descobrimos com o mais de 1 bilhão de Nokias em uso hoje é que quando fazem uma ligação telefônica as pessoas geralmente tendem a segurar seus telefones como... bem, como um telefone. Disponibilizar uma grande variedade de métodos e pegadas para as pessoas segurarem seus telefones, tem sido uma característica essencial de cada aparelho que a Nokia construiu.
Claro, fique à vontade para ignorar todas as dicas acima porque, realisticamente, você é livre para segurar seu Nokia da forma que quiser. E você não sofrerá perda de sinal. Legal, né?"