Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Coleção Polaroid – 12 milhões de dólares

Coleção Polaroid – 12 milhões de dólares

14 anos atrás

Atualmente, estou envolvido em um trabalho em parceria com alguns artistas plásticos aqui de minha região. A proposta é fazer uma intervenção urbana levando arte e fotografia para a população, mas isso é tema para um texto que será escrito quando tudo estiver terminado. O importante dessa atividade é fazer o fotógrafo ver que seu trabalho também é arte. A imagem é construída dentro da visão estética e conhecimento do fotógrafo (artista). A diferença encontrada entre os membros de nosso grupo é que alguns usam o pincel, outros o lápis e o papel, ou materiais para esculpir, e o restante uma câmera fotográfica. Apenas ferramentas diferentes para o mesmo fim.

Essa pequena introdução é para destacar o grande valor alcançado pelos 90 lotes com 1200 fotografias da coleção da Polaroid Corporation que foram comercializados pela casa de leilões Sotheby's. As imagens atingiram um valor total de 12,5 milhões de dólares. Entre as preciosidades, temos obras de Ansel Adams, Andy Warhol, Chuck Close e David Hockney. O destaque, evidentemente, foi para Ansel Adams que bateu o seu próprio recorde em leilões. A foto intitulada "Tempestade de Inverno Sumindo, Parque Nacional Yosemite" (foto abaixo) alcançou o preço máximo de venda de US$ 722.500,00.

Infelizmente, nem tudo são flores. Segundo a Sotheby's, esse foi seu primeiro leilão baseado numa tecnologia, e não em um artista ou tema. Como assim Bial? Então fotografia é apenas uma tecnologia? O olhar de quem opera a câmera não é importante? Talvez não tenha sido exatamente isso que eles quiseram dizer com essa declaração, mas reflete um pouco do que a maioria das pessoas pensa a respeito da fotografia.

tempestade_anselAdams

fonte: Estadão

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários