Meio Bit » Arquivo » Games » Inafune: Indústria japonesa está desaparecendo

Inafune: Indústria japonesa está desaparecendo

Para criador do Mega Man, no atual ritmo mercado japonês desaparecerá.

14 anos atrás

dori_kei_22.06.10

Prever o fim da indústria japonesa pelo jeito se tornou o esporte favorito de vários game designers, especialmente os daquele país. Quem colocou a boca no trombone agora foi Keiji Inafune, criador de um dos maiores ícones dos games, o Mega Man. Ao conversar com o pessoal do site VideoGamer ele disse se assustar com a queda na relevância das produtoras nipônicas no ocidente e teme que a situação fique ainda pior.

Há cada ano que venho à E3, a única coisa que reparo é que a quantidade de desenvolvedores japoneses fica cada vez menor. Se olhar para os grandes títulos, eles são principalmente ocidentais. Se olhar para todos os sinais e placas de propaganda, a maioria são ocidentais. Muitos dos grandes anúncios também são do ocidente.

As vezes penso comigo, se continuarmos dessa maneira, o mercado japonês desaparecerá totalmente. Essa é uma das preocupações que tenho, que é, como uma editora japonesa como a Capcom, nós realmente queremos lutar a boa briga e tentar fazer com que nossos jogos funcionem nos mercados ocidentais.”

Durante a TGS do ano passado Inafune já havia declarado que a situação no Japão não estava nada boa e acredito que qualquer pessoa que realmente goste de videogame tema que um dia deixemos de ver uma Konami, uma Namco ou uma Capcom no mercado. Muitas das empresas nascidas por lá são o alicerce da indústria como conhecemos hoje e por mais que elas tenham parado no tempo e visto americanos, franceses e ingleses ditarem as regras, certas coisas parecem só poder surgir no arquipélago, ou você consegue imaginar alguém que não seja japonês criando um Mega Man, um Sonic, um Mario, um Pac-man…

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários