Carlos Cardoso 13 anos atrás
O Gawker é aquele portal de blogs que coincidentemente engloba o Gizmodo, blog envolvido com o roubo do protótipo do iPhone 4. Depois do incidente pelo visto a objetividade do site ficou comprometida, pois tomaram o mundo de assalto com a contundente manchete:
"Pior falha de segurança da Apple: 114.000 donos de ipad expostos"
Foi todo mundo ver, claro. Falhas de segurança em dispositivos rodando iOS são bem raras, deve ser algo sério.
Um grupo de hackers autodenominado Goatse Security descobriu um Webservice da AT&T, a empresa que negociou com a Apple exclusividade para os iPads 3G. Sem nenhuma autenticação, o Webservice recebia uma ICC-ID e retornava um email associado.
O ICC-ID - Integrated Circuit Card Identifier é um número de 19 dígitos impresso em todos os SIM-Cards, identifica seu país, operadora, um número de conta, etc. O dígito 19 é um dígito verificador, o algoritmo é o Luhn.
Quando o sujeito compra um iPad 3G e faz o registro do mesmo na loja, é pedido pelo sistema um email de contato. O operador digita o ICC-ID, associando os dois dados. Provavelmente há uma ficha bem mais complexa, mas é aí que entra o email.
Os hackers criaram um script que ficava enviando para o Webservice uma série de ICC-IDs. Quando um número válido era enviado, o sistema respondia com o endereço de email associado. Com isso eles montaram a tal lista de 114 mil emails, com um monte de gente importante da Casa Branca, CEOs, famosos, etc.
Quer dizer: a INCOMPETÊNCIA da AT&T, que gasta pelo visto mais dinheiro com advogados do que com programadores expôs esses emails. E mais nada. Não é enviado NADA do iPad, não há nenhum tipo de porta do cavalo, nem identificador único sendo mandado por baixo dos panos.
Basicamente é você culpar a Nokia por alguém entrar no Twitter com um N97, acessar sua conta, chutar uma senha como "12345" acertar e roubar seu usuário.
Mesmo assim o Gawker conseguiu atribuir no título de sua matéria a culpa à Apple. Steve Jobs por sua vez deve estar adorando, pois a maioria dos comentários inclusive no próprio post original destaca a falta de noção do título, deixando claro que a credibilidade deles já era.
Se é que há alguma credibilidade restante depois que a gente descobre que a Goatse Security é associada à Gay Nigger Association of America.
Fonte: Slashdot