San Picciarelli 13 anos atrás
Agora pertencendo a Google, a AdMob anunciou seu SDK com alvo direto na integração de propaganda online dentro de aplicações nativas do iPhone OS para iPad. O SDK já disponível para download contém toda a nova codificação para o iPad e para servir a iPhones também.
Junto do SDK, a AdMob está fazendo demontrações de Ads feitos em HTML5 que a companhia já pretende integrar nos próximos meses. O que claramente revela que a empresa pretende morder os calcanhares da plataforma proprietária Apple (iAds).
Ninguém sabe quem teve a idéia primeiro, mas nesse caso isso pouco importa. A Apple como proprietária do equipamento e da AppStore, poderia até vetar toda a implantação se quisesse. A empresa já tem em seu histórico uma série questionável de decisões contra diversas apps e pretere inúmeras recusas quase que diariamente, ao seu gosto, foco e determinações.
O que fica declaradamente aberto é o interesse da Google, via AdMob, de morder a sua fatia com a sua boca enorme de práticas com o webadvertising.
Nada foi dito ainda sobre como a Apple pretende manipular os novos termos de uso para o iPhone OS 4, especialmente no que diz respeito à coleta de dados de third-parties (apps terceiras) e serviços de analytics.
Steve Jobs, entretanto, deu uma breve declaração na D8 sobre os novos termos de serviço (TOS) alegando que:
"... nós só vamos autorizar analytics que não disponibilizem informações sobre o nosso produto e 'exclusivamente' para o propósito de propaganda" (e nada mais).
O que indica que se tanto Google quanto AdMob se segurarem e não pescarem infos e dados sobre o aparelho além daquelas que estão diretamente associadas com a linkagem padrão e apenas para os fins acordados de propaganda online, a Apple não deverá argumentar contra.
Você já consegue imaginar as mesas de criação e reuniões onde os VPs de segurança e OS da Apple começam a pular quando Steve Jobs diz "blindem tudo!", não é?