Rodrigo Ghedin 13 anos atrás
O hardware do momento é o tablet. A Apple fatura horrores com seu iPad, que já ultrapassou, em números absolutos, as vendas de toda a linha de Macs. A concorrência corre atrás, os clones chineses começam a aparecer, e os tablets, de repente, viraram a última bolacha do pacote. Mais ou menos como aconteceu com os netbooks, há dois anos.
Mas antes mesmo do anúncio do iPad, a HP apareceu com um projeto do tipo batizado de Slate. O anúncio foi feito no Mobile World Congress, na Espanha, em janeiro, por ninguém menos que Steve Ballmer, CEO da Microsoft. O HP Slate, então, rodava Windows 7, e prometia inaugurar uma nova linha de dispositivos powered by Windows.
Prometia, mas parece que entrou água no barco.
Em meio a rumores, foi bastante propagada a informação de que o projeto Slate havia sido cancelado. Ainda hoje não há uma informação concreta, mas sim mais rumores, sendo um dos últimos bastante plausível: HP Slate rodando webOS.
HP Slate com webOS?
O DigiTimes publicou uma nota baseada em informações da subsidiária da HP em Taiwan, na qual diz que a empresa utilizará o webOS, sistema operacional móvel da Palm, recentemente adquirida pela HP, em smartphones e tablets. Não há menção direta ao Slate com webOS, só a data de lançamento (outubro), e aqui gerou-se um tremendo ponto de discórdia, com Engadget dizendo que a informação foi mal interpretada e tudo mais. Por sua vez, o Neowin avisa que com a compra da Palm pela HP ainda não concluída, é cedo para um anúncio do gênero.
Entraves burocráticos e interpretações de texto erradas, é uma solução muito interessante essa de usar o webOS num tablet. Por mais que o Windows 7 seja adaptado ao uso com toques na tela, um sistema próprio para dispositivos como um tablet soa mais "correto", natural. Como terminará essa novela? Algum palpite aí?