Leonardo Faoro 13 anos atrás
Há mais de 2 anos, quando eu comprei um iMac 20", o primeiro da versão com acabamento em alumínio, tive uma decepção logo ao chegar em casa (e não, não foi devido àquele lixo que eles chamavam de mouse). A imagem do monitor era péssima. O ângulo de visão era ruim, as cores desbotavam e não teve jeito de ajustar. Quando resolvi procurar saber mais a respeito, acabei conhecendo várias tecnologias que fugiam do que o marketing passa para o consumidor. Para o consumidor comum, a propaganda foca quase sempre em contraste e tempo de resposta. O que eles deixam de mencionar é algo tão importante quanto: a tecnologia usada no painel do monitor.
Existem essencialmente 4 tecnologias que são usadas com maior frequencia nos monitores atuais (TN, S-IPS, MVA e PVA), e de longe a mais comum é a TN (Twisted Nematic + Film). Estes monitores são os mais comuns pelos seguintes motivos:
Mas os painéis TN têm duas características importantes, que podem inviabilizar o uso, dependendo da aplicação:
Portanto os monitores TN são os mais comuns, atendem à demanda da maioria dos usuários. Mas se você é um profissional ou precisa de imagens fiéis, como em design, fotografia, etc, evite os monitores TN.
Mas como saber qual é a tecnologia usada em um modelo que você está considerando comprar? Peguei um monitor aleatório no site da Dell Brasil, o D1901N de 19" sendo vendido por R$449. Basta procurar um pouco e nas especificações técnicas consta que este é um painel TN. Um site que tem um banco de dados de painéis é o TFT Central, que menciona o tipo (e fabricante) usado em cada modelo.
Para maiores informações, recomendo as seguintes referências (muito mais técnicas, claro):
Acabei vendendo meu iMac com 2 anos de uso. Em casa, onde faço muitas coisas com imagens (fotografia), fez bastante diferença ter um monitor S-IPS. Mas no trabalho, tenho 2 painéis que me atendem muito bem, obrigado (um HP LP1965 e um Philips 170B).
PS: Eu ja tive um monitor igual ao da foto. Bons tempos !