Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Nokia N8 – o sonho dos fotógrafos?

Nokia N8 – o sonho dos fotógrafos?

14 anos atrás

O Meio Bit já comentou sobre o lançamento do Nokia N8 em sua página principal, mas vamos falar aqui um pouco sobre as alegadas qualidades fotográficas do aparelho. A Nokia não foi modesta e o press release da empresa sobre o aparelho diz claramente que ele é o sonho de qualquer fotógrafo. Isso me lembra aquela história de que os celulares serão melhores do que as câmeras SLR. Bem, então vamos ver. O pequeno aparelho vem equipado com uma câmera de 12 megapixels, limite alcançado hoje pela maioria das câmeras compactas em fabricação, e também vai produzir vídeos em alta definição com 720 pixels em 25 quadros por segundo. Fechando o pacote, temos um flash xenon e lentes Carl Zeiss.

O que a Nokia afirma é que o sensor que equipa o celular é um dos maiores e melhores da categoria, tanto que vai rivalizar com as melhores câmeras compactas em produção. A empresa também está apostando na conectividade com as redes sociais. Vai ser possível editar e enviar fotos para o facebook ou twitter com aplicativos que já vão estar presentes no telefone. Os vídeos de alta definição também vão poder ser editados diretamente no aparelho e armazenados na memória interna de 16GB ou em cartões Micro SD de até 48GB.

Procurando por mais informações a respeito da câmera do aparelho, entrei na página da Nokia onde não é citado em local algum o tipo de sensor utilizado e nem o seu tamanho oficial (pelo menos não está visível e de fácil acesso). Mas, encontramos algumas perfumarias que vão fazer parte do pacote. A câmera vai vir com software de reconhecimento facial e sistema de autofocus. A distância focal anunciada é de 5.4mm (não dá para fazer a comparação com o sistema 35mm sem saber o tamanho do sensor) e uma abertura de diafragma em f/2.8, o que será ótimo para situações de pouca iluminação. Cabe lembrar que a maioria das câmeras compactas não possui essa abertura de diafragma, mas elas também não trabalham com uma lente fixa como essa. Embora não tenha zoom ótico, o equipamento é dotado com zoom digital de 2x para fotografia e de 3x para o vídeo. Embora o zoom digital diminua a definição da imagem, os 12 megapixels devem minimizar essa perda.

Ainda no quesito penduricalhos, uma informação bacana para quem gosta de georeferenciamento é que as imagens já terão adicionadas as tags de localização espacial. Aliás, uma boa notícia é a presença do exif nas fotos do modelo. Poucos celulares oferecem essa informação nas imagens que produzem. Sinal que a Nokia está pensando longe mesmo. Também temos a rotação automática das imagens, edição rápida, conectividade com as principais redes sociais e a possibilidade de organizar e visualizar as imagens por tags, álbuns ou slide show.

Especificações muito interessantes. Só falta agora um review feito por um site sério, principalmente para atestarmos a qualidade de imagem. Mas, não posso negar que o aparelho é muito bonito. Pelo menos nisso já conquistou minha simpatia.

nokia n8

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários