Meio Bit » Arquivo » Indústria » Nokia N8, o primeiro com Symbian^3, é anunciado

Nokia N8, o primeiro com Symbian^3, é anunciado

Nokia N8 é anunciado, com hardware robusto e Symbian^3, nova versão desse sistema operacional.

14 anos atrás

Desde o N95 sem emplacar um smartphone de sucesso, a Nokia vai tentar mais uma vez, agora com o inovador N8. Além das configurações robustas, o que mais chama a atenção nesse novo aparelho, com data de lançamento prevista para o meio do ano, é o sistema operacional. Será o primeiro smartphone rodando Symbian^3, nova versão do veterano SO móvel que move praticamente todos aparelhos da Nokia.

O Symbian^3 promete fôlego novo, e para não ficar atrás de andróides e maçãs, apresenta uma série de novidades, desde nova interface, até recursos de ponta, como saída HDMI, melhor gerenciamento de aplicativos e rede, e uso de QT 4.6 para criação de apps multiplataforma, compatíveis com o "irmão mais novo" Maemo/MeeGo.

Sobre o Nokia N8, veja alguns destaques das especificações:

  • CPU ARM 11 de 680 MHz;
  • Aceleração 3D com suporte a OpenGL-ES 2.0;
  • Tela OLED sensível a toque capacitiva de 3,5";
  • Vários sensores (acelerômetro, luz ambiente, proximidade, etc.), vários aplicativos Ovi pré-instalados, rádio FM, A-GPS, TV-out (HDMI!)...;
  • Câmera com 12 MP, foco automático, lentes Carl Zeiss, flash de xenônio, geotagging. Filma em HD (720p);
  • Conectividade Bluetooth 2.1 +EDR, WiFi 802.11b/g/n, GSM, 3G;
  • Bateria de 1200 mAh (até 16 dias em stand by).

Chama a atenção, também, o leque de cores do N8, seguindo a linha lançada nos últimos smartphones da companhia. São cinco cores, desde as sóbrias preto e prata, até as berrantes azul, verde e laranja.

Na sequência, alguns vídeos e imagens, cortesia do Zumo:

O mais legal é o preço estimado: € 370,00. Bem abaixo do cobrado pelo N97 na época de seu lançamento, e num aparelho que faz mais que o ex-futuro-top de linha da marca. Resta saber quando, e principalmente por quanto, o Nokia N8 aparecerá no Brasil.

Com informações do Zumo e Forum.Nokia.

relacionados


Comentários