Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Concurso Goodyear de Fotografia – Mais uma competição Leonina

Concurso Goodyear de Fotografia – Mais uma competição Leonina

Entregue gratuitamente suas fotos para uma campanha publicitária.

14 anos atrás

concurso goodyear de fotografia

A fórmula é simples e já foi usada pelas mais diversas empresas. Você monta um evento ou uma campanha de marketing que envolva a participação do público. Investe uma grana no patrocínio, monta uma propaganda interessante e direciona o seu foco para um público específico. Só que na hora de colocar a coisa para funcionar alguém se lembra que não foi colocado no orçamento uma verba para pagar um profissional da fotografia ou do vídeo para registrar o evento e utilizar essas imagens em massivas campanhas publicitárias posteriores. Nessa hora, o estagiário levanta a mão e sugere que se faça um concurso fotográfico, onde os diretos patrimoniais sejam totalmente doados para a empresa e, em troca disso, um premiozinho merreca seja oferecido ao fotógrafo que vai ficar muito feliz em ver sua foto espalhada por todos os meios de comunicação do país.

É isso que está acontecendo com o Concurso Goodyear de Fotografia 2010. O objetivo da competição é retratar a participação da empresa na Copa Caixa Stock Car. O concurso é dividido nas categorias Profissional e Amador. Para os profissionais, só valem fotos dos fotógrafos credenciados para a cobertura do evento. Os amadores são qualquer fã que esteja assistindo a corrida. Serão escolhidas uma foto de cada categoria para cada uma das 12 etapas da competição. O fotógrafo amador escolhido leva um vale brinde e o profissional um troféu. Ao final das etapas serão escolhidas a melhor foto amadora e a melhor profissional, que levarão para casa um lindo troféu e um jogo de pneus Goodyear de fabricação nacional. Todas as fotos escolhidas passarão a ser propriedade da empresa que poderá usá-las em campanhas publicitárias e em uma exposição que vai correr o Brasil. O parágrafo abaixo, que consta no regulamento, é muito elucidativo com relação aos direitos de uso;

"Direitos: A MasterMidia Marketing Ltda e a Goodyear do Brasil S/A terão direito a utilização, publicação e divulgação de todas as fotos premiadas em veículos de comunicação e em órgãos internos, e confecção de peças publicitárias e promocionais, como forma de promoção do concurso e seus vencedores".

Não quero entrar no mérito se o fotógrafo tem ou não o direito de participar do que quiser, mas faz parte de nosso trabalho alertar que esse tipo de prática tem por objetivo a constituição de um banco de imagem sem o alto custo que ele representa. Ou seja, você vai trabalhar de graça para a empresa que vai ter uma economia gigantesca em imagens publicitárias. Sempre fui a favor de participação em todos os concursos fotográficos sérios. Essa prática ajuda no desenvolvimento do olhar fotográfico e da aprendizagem. Mas, estou falando dos concursos sérios. Aqueles em que os direitos patrimoniais são mantidos e ninguém vai usar o seu trabalho para ganhar dinheiro sem que você receba a parte que merece. Mas, essa é apenas a minha opinião.

Para quem se interessou pela competição, é só dar uma olhadinha no regulamento do concurso.

Update 001/2010 - parece que a coisa aqui esquentou. O texto viajou pela internet e hoje a Confederação Brasileira de Fotografia entrou em contato comigo para fazer alguns esclarecimentos. O que fiquei sabendo é que representantes da entidade entram em contato com organizadores de concursos que possam ter se equivocado na hora de montar o regulamento de concursos. A informação que tenho é que a maioria dos erros cometidos nesses regulamentos são por falta de informação e não por má fé dos organizadores. Por exemplo, regulamentos onde constam a cessão dos direitos devem ser corrigidos para autorização de uso das imagens. Desse ponto de vista, e analisando o que está escrito no regulamento do concurso da Goodyear, não podemos afirmar que se trata de má fé dos organizadores. Do ponto de vista legal não podemos encontrar nada errado. Podemos afirmar que é muito trabalho para pouco prêmio, mas ai vai de cada um entrar ou não nessa barca.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários